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Em Dourados, estudantes utilizam múltiplas disciplinas para discutir cidadania e justiça social

  • 15 out 2025
  • Categorias:destaque, Dourados
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Projeto da Escola Maria da Glória Muzzi Ferreira une Matemática, Sociologia e Filosofia em reflexões sobre os Direitos Humanos

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em sintonia com o Programa Ampare, desenvolveu uma proposta pedagógica interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Matemática, Sociologia e Filosofia com foco na valorização e compreensão dos Direitos Humanos. A iniciativa buscou fomentar entre os estudantes uma visão crítica e sensível sobre os desafios sociais e as desigualdades que impactam o exercício da cidadania.

Durante a atividade, os alunos foram incentivados a analisar dados e estatísticas relacionados a questões sociais como distribuição de renda, acesso à educação, violência e desigualdade de gênero. A Matemática entrou como ferramenta essencial na leitura de gráficos e porcentagens, enquanto a Sociologia e a Filosofia ofereceram o embasamento teórico para discutir os significados éticos, sociais e políticos por trás dos números.

As discussões em sala de aula se transformaram em momentos de troca, escuta ativa e argumentação. Os estudantes puderam expressar suas opiniões, confrontar diferentes visões de mundo e até propor sugestões de ações para fortalecer os direitos humanos dentro e fora do ambiente escolar.

Segundo os professores envolvidos no projeto, a experiência foi enriquecedora. Eles destacaram que a união entre teoria e prática, por meio da articulação entre diferentes áreas do conhecimento, ampliou a compreensão dos alunos sobre temas relevantes da sociedade. “Essa abordagem interdisciplinar mostra que a matemática não está isolada da realidade, e que o pensamento crítico é essencial para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a transformação social”, afirmaram os docentes.

A atividade integra as ações do Programa Ampare, que tem como objetivo fortalecer nas escolas da Rede Estadual de Ensino uma cultura de acolhimento, empatia, respeito à diversidade e à dignidade humana. A proposta reafirma o papel da educação como instrumento para a construção de uma sociedade mais igualitária, solidária e democrática.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar



 

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