As parcerias são fundamentais para conectar o estudante diretamente com empresas que oferecem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, que ampliam o alcance da formação.
Na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, o projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) tem, dentre seus focos, como destaque a inclusão do estudante no mercado de trabalho, firmando parcerias com instituições como a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), a Agência do Trabalhador e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi).
As parcerias são fundamentais para viabilizar esse processo, possibilitando que os estudantes do projeto AJA se conectem diretamente com empresas que oferecem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, que ampliam o alcance da formação, tornando o projeto uma verdadeira porta de entrada para o mundo do trabalho.
Sob responsabilidade do coordenador da base técnica do AJA, Hélio Bandeira Junior, o projeto tem se destacado por sua atuação estratégica na construção de pontes entre a escola e diversas instituições e agências de emprego. Esse trabalho visa não só a qualificação dos estudantes, mas também a criação de oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho, por meio de estágios, programas de jovem aprendiz e menores aprendizes.
O coordenador do projeto AJA Diego Armando Dias Voss destaca a relevância da escola como um elo essencial na inserção dos estudantes no mercado de trabalho, “o papel da instituição vai além da formação acadêmica; trata-se de preparar o aluno para a vida profissional, por meio de um ensino que integra teoria e prática. A inserção do estudante em programas como o Jovem Aprendiz e o estágio é uma chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao mesmo tempo, aprender com a experiência do dia a dia no ambiente corporativo”, enfatiza.
Essa articulação entre educação formal e prática profissional é uma das principais características do Projeto AJA, que tem se mostrado um modelo eficaz de integração entre a juventude e o mercado de trabalho, promovendo não apenas o desenvolvimento profissional dos jovens, mas também sua inclusão social e econômica.
“O sucesso da iniciativa reflete o comprometimento das instituições parceiras e a visão inovadora da Escola Vilmar Vieira Matos, que, por meio dessa ação, garante aos alunos uma preparação mais robusta e uma transição mais tranquila para o mundo do trabalho”, finaliza diretor Ivan Ferreira Pereira.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.