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Material técnico apoia gestores das redes públicas a enfrentar os desafios gerados pela Covid-19

  • 15 jul 2020
  • Categorias:Covid-19
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Conteúdo auxilia secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento a reorganizar processos relativos ao calendário letivo, alimentação escolar, prestação de contas e gestão financeira e de pessoas.

Campo Grande (MS) – Os gestores educacionais das redes públicas contam com apoio de material técnico organizado especialmente para enfrentar os novos desafios gerados pela pandemia de Covid-19. O conteúdo foi organizado pelo Itaú Social para auxiliar as equipes técnicas das secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento.

Os materiais são sobre: calendário letivo, alimentação escolar, gestão financeira e de pessoas, prestação de contas, transporte escolar, atividades pedagógicas não presenciais e educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Estão disponíveis na plataforma de educação continuada Polo (www.polo.org.br/educacao-na-pandemia).

“O objetivo é apoiar os gestores de educação em seus processos e mitigar os problemas causados pela pandemia. Acreditamos que as equipes técnicas são intermediários importantes para trazer melhorias na ponta, para escolas, crianças e adolescentes”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

Os temas abordam:

  • Calendário letivo: Cumprir o calendário letivo em dias e horas é muito importante para garantir o direito à educação de cada criança, adolescente e jovem. Agora, quais as possibilidades de reorganização, considerando o cenário atual? Quais normativas devem ser consideradas? O site traz ainda planilhas para a reorganização do calendário e um modelo de plano de ação.
  • Alimentação escolar: É preciso garantir o acesso à alimentação escolar para todos os alunos durante a quarentena. Como os municípios podem se estruturar para isso?      Quais      modelos de acesso à alimentação podem ser mais adequados e quais cuidados são necessários no processo de fornecimento?
  • Gestão financeira e de pessoas: A busca pelo equilíbrio entre arrecadação e despesas é um exercício constante. Com isso, como pensar a folha de pagamentos, contratos e afins neste momento? Quais os fatores mais importantes na composição dos custos? O material mostra aonde os ajustes financeiros são prioritários, mas sempre garantindo a qualidade da oferta.
  • Prestação de contas: As regras para a prestação de contas continuam vigentes e apenas os prazos de alguns convênios foram flexibilizados. Quais cuidados as redes precisam tomar para não terem problemas no futuro?
  • Transporte escolar: Quais ações devem ser tomadas imediatamente e quais devem ser realizadas para preparar o retorno às aulas presenciais? Onde alocar os motoristas? Quais medidas de higiene e de segurança são indicadas? Será preciso definir um protocolo?
  • Atividades pedagógicas não presenciais: O foco deve ser a redução dos potenciais danos ao aprendizado das crianças e adolescentes. Como atingir a todos estudantes, incluindo os que se encontram em situações mais vulneráveis? Como acompanhar a participação e envolvimento dos estudantes? Como as atividades vão dialogar com as aulas após a paralisação?
  • Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva: Os estudantes público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Como reorganizar o calendário escolar para atendê-los? Como produzir videoaulas que garantem a acessibilidade? De que forma estabelecer uma atuação em rede?

Também serão incluídos materiais garantia das aprendizagens e combate à defasagem e retomada às atividades presenciais com foco na equidade.

Os conteúdos foram desenvolvidos com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, Oficina Municipal, Quanta, TMC1 e Instituto Rodrigo Mendes. Teve como base a experiência do Itaú Social com o Programa Melhoria da Educação, que proporciona formação continuada às equipes de secretarias de educação, por meio de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2019, a iniciativa esteve presente em 356 municípios, com a participação de cerca de 4.600 gestores.

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