Novo Ensino Médio

O que é o Novo Ensino Médio? 

O Novo Ensino Médio é uma resposta às necessidades dos jovens brasileiros, visando auxiliá-los na definição do seu projeto de vida, buscando garantir que eles concluam essa etapa preparados(as) e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.

Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.

A proposta de mudança dessa importante etapa de formação estava prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014, e sua implementação oficial deve ocorrer a partir de 2022.

 

Marcos legais do Novo Ensino Médio

Conheça os principais documentos normativos que regulamentam o Ensino Médio no Brasil:

Lei  nº 9394/1996. (LDB)

Lei que regulamenta a estrutura e o funcionamento da educação básica brasileira. A LDB define os objetivos da educação no país e aponta a necessidade de construção de uma Base Nacional Comum Curricular.

Lei nº 13005/2014

Plano Nacional de Educação (PNE)

Sancionado como lei em 2014, o PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (até 2024). Entre os objetivos estão a “renovação do Ensino Médio, com abordagens interdisciplinares e currículos flexíveis”, a “ampliação da oferta da educação em tempo integral” e o apoio ao desenvolvimento do protagonismo juvenil.

Lei nº 13.415/2017

Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), implementando as mudanças previstas para o Novo Ensino Médio, e institui a política de fomento às escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Resolução CNE/CEB n. 03/2018

Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas unidades escolares na organização curricular, tendo em vista as alterações introduzidas na Lei nº 9.394/1996 (LDB) pela Lei nº 13.415/2017.

Portaria nº 331/2018

Institui o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular – ProBNCC e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para sua implementação.

Portaria nº 649/2018

Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação.

Portaria nº 1024/2018

Define as diretrizes do apoio financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola às unidades escolares pertencentes às Secretarias participantes do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, instituído pela Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018, e às unidades escolares participantes da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, instituída pela Portaria MEC nº 1.023, de 4 de outubro de 2018.

Resolução FNDE nº 21/2018

Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola, a escolas públicas estaduais e distritais, a fim de apoiar a implementação do Novo Ensino Médio e a realização da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Resolução CNE/CP nº 4/2018

Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017.

Portaria nº 1432/2018

Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.

Portaria nº 2116/2019

Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

Resolução FNDE nº 17/2020

Estabelece os procedimentos para a transferência de recursos para fomento à implantação de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral nas redes públicas dos estados e do Distrito Federal.

Resolução/SED MS nº 3.776/2020

Dispõe sobre a organização curricular, a estrutura administrativa e o funcionamento das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental – Escola da Autoria, e dá outras providências.

Resolução CNE/CP nº 01/2021

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Portaria Nº 521, de 13 de julho de 2021

Institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio, com o objetivo de apoiar as unidades da Federação no processo de implementação de seus currículos.

Mas o que muda afinal?

Dentre as principais mudanças, o currículo do Novo Ensino Médio será estruturado por uma composição comum a todos os estudantes, intitulada Formação Geral Básica (FGB) e um composição flexível, os Itinerários Formativos (IF), cuja proposta é a autonomia do estudante na escolha entre diferentes roteiros para sua formação.

A Formação Geral Básica será organizada por meio de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC-EM para o Ensino Médio, enriquecidas pelo contexto histórico, econômico, social, ambiental, cultural local, do mundo do trabalho e da prática social.

Os componentes curriculares ficarão integrados em quatro áreas do conhecimento: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Por sua vez, os Itinerários Formativos serão organizados por meio de arranjos curriculares, com foco nas áreas do conhecimento ou na formação técnico e profissional, possibilitando aos estudantes aprofundarem seus conhecimentos e se prepararem para o prosseguimento dos estudos e/ou para o mundo do trabalho de acordo com suas escolhas e seu projeto de vida.

Outra alteração significativa é a ampliação progressiva da carga horária mínima anual, que até então era de 800 horas, para 1.400 horas, devendo a Rede Estadual de  Ensino oferecer, até 2022, pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária.

Dessa forma, a carga horária mínima, para escolas de tempo parcial, passará de 2.400 para 3.000 horas ao longo dos três anos, sendo que, até 1.800 horas serão destinadas para Formação Geral Básica, e pelo menos 1.200 horas para os Itinerários Formativos.

Nas escolas de tempo integral, a carga horária será estruturada em 1.800 horas para Formação Geral Básica, e 2.700 horas para os os Itinerários Formativos integrando a Formação Técnica e Profissional.

 

O Novo Ensino Médio no Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS, por meio da Resolução/SED n. 3.776/2020, instituiu o Comitê Estadual de Acompanhamento da Implementação do Novo Ensino Médio com vistas à elaboração do Plano de Implementação – PLI, bem como o acompanhamento de sua execução.

No estado de Mato Grosso do Sul, 122 escolas  já iniciaram o programa piloto do Novo Ensino Médio no ano de 2021, sendo 27 escolas da capital e 95 escolas do interior. Contudo, o Estado deverá implementar a reforma em todas as  325 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE), até o ano de 2022.

Considerando as diretrizes normativas para a construção da proposta curricular do Ensino Médio e ainda, as orientações e critérios estabelecidos pelo MEC, a SED/MS sistematizou a arquitetura do novo currículo composta por Formação Geral Básica, que está disposta no Currículo de Referência  e por Itinerários Formativos, dispostos no Catálogo de Unidades Curriculares.

No Currículo de Referência, encontra-se a estrutura (eixos temáticos, habilidades, competências, componentes curriculares) que orienta a Formação Geral Básica separada pelas respectivas áreas do conhecimento, previstas na BNCC- EM.

O Catálogo de Unidades Curriculares apresenta a concepção, estrutura e organização da parte flexível do Currículo, através dos Itinerários Formativos.

 

Itinerários Formativos: a grande novidade da reforma Ensino Médio

Os itinerários formativos são estratégicos para a flexibilização curricular porque possibilitam oferecer inúmeras maneiras para o estudante organizar o conhecimento, permitindo diferentes escolhas e estão estruturados com foco em nas áreas de conhecimento, na formação técnica e profissional ou, também, na mobilização de competências e habilidades de diferentes áreas, compondo Itinerários Integrados.

Como acontece o processo de escolha do Itinerário Formativo:

  1. A escola escuta os estudantes;
  2. A escola define os itinerários formativos; (Catálogo das Unidades Curriculares);
  3. O estudante realiza a indicação do itinerário que gostaria de cursar;
  4. A escola realiza a alocação dos estudantes de acordo com número de vagas e critérios definidos por ela;
  5. A escola disponibiliza o resultado de alocação dos estudantes nos itinerários formativos.

 

PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

Mais informações: COPEMEP (67) 3318-2341 / 3318-2286 / 3318-2203 / copemep@edutec.sed.ms.gov.br

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