Formação reforça práticas inclusivas, ética profissional e produção de materiais acessíveis na rede estadual
Nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou o segundo encontro da Formação Continuada voltada aos professores que atuam no apoio pedagógico especializado para estudantes surdos na REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul).
O encontro presencial aconteceu em Campo Grande, no CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), reunindo equipes do NAAD (Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Didático) e do Núcleo de Formação. O momento proporcionou reflexões sobre ética e postura profissional, incentivo ao trabalho colaborativo com professores regentes, além da criação e adaptação de materiais acessíveis para aprimorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos alunos surdos.
A gerente pedagógica do CAS/MS, Daniela Silva da Costa, abriu o evento destacando a importância da formação contínua e da parceria entre escolas, Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) e CAS: “A participação ativa dos professores fortalece nossas ações e contribui diretamente para a qualidade da educação inclusiva dos estudantes surdos”.
Durante o encontro, a técnica ouvinte Keren da Silva Peralta, do NAAD, abordou a relevância da ética e da postura profissional no papel do professor como mediador comprometido com a inclusão e acessibilidade educacional. Já as técnicas surdas Flávia Martinez Ortiz e Helen Trefzger Ballock conduziram uma dinâmica de “telefone sem fio”, enfatizando a importância da comunicação clara e eficaz no contexto da educação bilíngue.
Um destaque da programação foi a Oficina “Criação de Materiais para Surdos”, realizada pela equipe do NAAD, que apresentou estratégias práticas para elaborar recursos pedagógicos adequados às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos.
No dia 9, a formação seguiu de forma remota via Google Meet, permitindo a participação de professores de diversos municípios e CRE’s (Coordenadorias Regionais de Educação), ampliando o alcance do evento e promovendo a integração entre profissionais da rede estadual.
Ao término do encontro, houve sorteio de materiais pedagógicos produzidos para uso com alunos surdos, além de um momento de agradecimento pelo engajamento dos participantes. Foi disponibilizado um formulário para avaliação da formação, que também funcionou como lista de presença e instrumento para coleta de sugestões e temas para futuras capacitações.
A equipe do CAS, juntamente com a gestora Daniela Silva da Costa, avaliou positivamente o evento, ressaltando o comprometimento dos docentes e a importância da continuidade das ações formativas para fortalecer o atendimento bilíngue e a educação inclusiva em Mato Grosso do Sul.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo CAS