Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

SED promove segundo encontro de capacitação para professores de apoio para estudantes surdos

  • 13 out 2025
  • Categorias:CAS, destaque
  • Compartilhar:

Formação reforça práticas inclusivas, ética profissional e produção de materiais acessíveis na rede estadual

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou o segundo encontro da Formação Continuada voltada aos professores que atuam no apoio pedagógico especializado para estudantes surdos na REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul).

O encontro presencial aconteceu em Campo Grande, no CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), reunindo equipes do NAAD (Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Didático) e do Núcleo de Formação. O momento proporcionou reflexões sobre ética e postura profissional, incentivo ao trabalho colaborativo com professores regentes, além da criação e adaptação de materiais acessíveis para aprimorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos alunos surdos.

A gerente pedagógica do CAS/MS, Daniela Silva da Costa, abriu o evento destacando a importância da formação contínua e da parceria entre escolas, Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) e CAS: “A participação ativa dos professores fortalece nossas ações e contribui diretamente para a qualidade da educação inclusiva dos estudantes surdos”.

Durante o encontro, a técnica ouvinte Keren da Silva Peralta, do NAAD, abordou a relevância da ética e da postura profissional no papel do professor como mediador comprometido com a inclusão e acessibilidade educacional. Já as técnicas surdas Flávia Martinez Ortiz e Helen Trefzger Ballock conduziram uma dinâmica de “telefone sem fio”, enfatizando a importância da comunicação clara e eficaz no contexto da educação bilíngue.

Um destaque da programação foi a Oficina “Criação de Materiais para Surdos”, realizada pela equipe do NAAD, que apresentou estratégias práticas para elaborar recursos pedagógicos adequados às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos.

No dia 9, a formação seguiu de forma remota via Google Meet, permitindo a participação de professores de diversos municípios e CRE’s (Coordenadorias Regionais de Educação), ampliando o alcance do evento e promovendo a integração entre profissionais da rede estadual.

Ao término do encontro, houve sorteio de materiais pedagógicos produzidos para uso com alunos surdos, além de um momento de agradecimento pelo engajamento dos participantes. Foi disponibilizado um formulário para avaliação da formação, que também funcionou como lista de presença e instrumento para coleta de sugestões e temas para futuras capacitações.

A equipe do CAS, juntamente com a gestora Daniela Silva da Costa, avaliou positivamente o evento, ressaltando o comprometimento dos docentes e a importância da continuidade das ações formativas para fortalecer o atendimento bilíngue e a educação inclusiva em Mato Grosso do Sul.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo CAS



 

Últimas Notícias

  • SED promove segundo encontro de capacitação para professores de apoio para estudantes surdos
  • Projeto inovador da EE Maestro Frederico Liebermann se destaca na Feira de Ciências de Campo Grande
  • JOMAP incentiva protagonismo juvenil com capacitação para o mercado de trabalho
  • Escola de Corumbá promove formação com foco na inclusão e na prática pedagógica
  • Estudantes da EE Viriato Bandeira têm projetos exitosos na Feira de Ciências do IFMS – Campus Coxim  
  • SED realiza capacitação com servidores do IFMS sobre Plano Educacional Individualizado    
  • Sacola Encantada leva histórias da escola para dentro das famílias no CEI Zedu  
  • Aprendizagem em Ação reúne professores mediadores em encontro formativo
  • Seminário JOMAP – Inteligência Artificial na Prática Pedagógica é realizado na EE Professor João Magiano Pinto
  • Reflexões e projetos científicos exitosos marcaram semana na EE Professora Zélia Quevedo Chaves
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital