O objetivo do encontro foi subsidiar a elaboração e implementação do PEI no âmbito do IFMS, contribuindo para o planejamento pedagógico e o acompanhamento mais eficaz dos estudantes com Transtornos do Espectro Autista.
A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), por meio do Ceame/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista), realizou, no dia 29 de setembro de 2025, uma capacitação para aos servidores do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).
O tema do encontro foi sobre o PEI (Plano Educacional Individualizado) e foi realizada de forma híbrida — presencial e remota (modalidade síncrona) — nas dependências do Campus Campo Grande do IFMS. Participaram da capacitação cerca de 70 servidores, representando os dez câmpus do IFMS — Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas — além da Reitoria.
Durante o encontro, as técnicas especialistas em Educação Especial, Ariane Ibarra e Renata dos Anjos, apresentaram os três níveis de elaboração do PEI, com foco no atendimento a estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o qual contempla em três níveis: a identificação das necessidades educacionais dos estudantes (nível I); a elaboração do roteiro de trabalho com objetivos pedagógicos individualizados (nível II) e a intervenção, acompanhamento e reavaliação do desempenho do estudante e da proposta metodológica (nível III).
O objetivo do encontro foi subsidiar a elaboração e implementação do PEI no âmbito do IFMS, contribuindo para o planejamento pedagógico e o acompanhamento mais eficaz dos estudantes com Transtornos do Espectro Autista.
A gerente pedagógica do CEAME/TEA, Maria José dos Santos, destacou a relevância da parceria entre os sistemas de ensino, “a capacitação reforça o compromisso entre SED e IFMS na construção de um processo de inclusão voltado ao desenvolvimento e fortalecimento das aprendizagens, tanto pedagógicas quanto sociais, dos estudantes com autismo matriculados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAME