SED - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
banner
banner
banner
ACESSAR:
DOMÍNIO:
USUÁRIO:
SENHA:
 
banner
Curso Estadual Preparatório para Vestibular - CEPV

O Curso Estadual Preparatório para o Vestibular – CEPV é um curso preparatório para exames vestibulares, semi-extensivo, com duração de qua5tro meses. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira, no período noturno, com 4 aulas diárias de 45 minutos cada.

O CEPV tem como objetivo oportunizar aos jovens e adultos, egressos e concluintes do Ensino Médio e oriundos da escola pública, uma preparação de qualidade para exames de diversos vestibulares.

 

Disciplinas

Nas aulas são trabalhadas todas as disciplinas que compõem as três áreas de conhecimento do currículo do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Literatura, Redação, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática. Ao alunos podem optar entre inglês ou espanhol  em Língua Estrangeira Moderna.

Importante ressaltar que o estudo da História e da Geografia Geral e do Brasil enfoca também a História Regional e a Geografia Regional.
Nas aulas de Literatura são trabalhadas as escolas literárias, seus representantes e características de cada uma.
Nas aulas de Redação o enfoque é na construção e nos critérios de avaliação de um texto escrito, valorizando os fundamentos do ler, falar e escrever.

Simulado
Ao final de cada semestre é realizado o Simulado do CEPV, com questões elaboradas pelos professores autores da apostila, oportunizando aos alunos a simulação de um exame vestibular e o levantamento dos pontos que necessitam de reforço.

Enem

Com a criação do Programa Universidade para Todos – PROUNI em 2004, pelo Governo Federal, que exige que o aluno faça o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM para concorrer a uma bolsa de estudos (de 50% ou 100% de desconto) nas Instituições Particulares de Ensino Superior, os professores do CEPV passaram a trabalhar, também, as questões retiradas de ENEMs de anos anteriores.

 

Site do ENEM - http://www.enem.inep.gov.br/

Site do PROUNI - http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/

Histórico

O Curso Preparatório para Vestibular foi instituído na Secretaria de Estado de Educação (SED) como Projeto Especial, atendendo anseio manifestado pela classe estudantil. No início do projeto foram selecionados, preferencialmente, os alunos oriundos de escolas públicas que já haviam concluído ou que estavam frequentando o último ano do Ensino Médio, considerando-se também a menor renda familiar.

O projeto foi implantado em 29 de setembro de 2001 no município de Campo Grande, com duração de dois meses e a participação inicial de mil alunos dos quais 410 prestaram vestibular e 125 foram aprovados.

Em 2002, o Projeto foi reformulado e ampliado para 13 municípios, atendendo  13.437 alunos. Em 2003, o CPPV foi ampliado para outros sete municípios e atendeu 13.324  alunos.  Em 2004, o CPPV já estava presente em 25 municípios: Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e, em regime de parceria nos municípios de: Caarapó, Cassilândia, Itaquiraí, Nova Andradina, Mundo Novo, Rio Brilhante, Amambai, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Miranda e Chapadão do Sul. Atendemos 12.391 alunos naquele ano. Tivemos 3.750 inscrições nos vestibulares e índice de 41,2% de aprovação. 

Em 2005, a Secretaria de Estado de Educação firmou parceria com Aparecida do Taboado e Sidrolândia. Foram atendidos 9.833 alunos, dos quais 1.213 se inscreveram no vestibulares de inverno de instituições públicas e privadas, sendo que 508 alunos foram aprovados, atingindo o índice de aprovação de 41,9%.

Em 2007 o programa passou por algumas reestruturações para dar uma preparação de qualidade para os vestibulandos no ano de 2008, passando ser Curso Preparatório para o Vestibular(CEPV), on de tivemos capacitações para os professores que atuam no curso, elaboração de apostila de exercícios voltados para nossa realidade e aquisição de uma apostila de teoria contendo o resumo dos conteúdos cobrados nos principais vestibulares do país. A meta é atingir aproximadamente dez mil alunos em 2008, sendo que o curso é oferecido na forma de semi-extensivo com duração de quatro meses por semestre. O público alvo são jovens e adultos que cursam o último ano do Ensino Médio ou a última etapa do EJA, da escola pública. E em caso de disponibilidade de vagas, jovens e adultos egressos do Ensino Médio ou EJA da escola pública.

O CEPV está atendendo, no primeiro semestre de 2008, 29 municípios, totalizando quase 5 mil vagas.


 



banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
banner
Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul - SED - Parque dos Poderes - bloco V | 79.031-902 | Campo Grande-MS | tel: (67) 3318-2200