Psicologia Educacional

A Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED), vinculada à Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), comprometida com os princípios e fins da educação nacional e as políticas públicas de defesa e proteção integral de crianças e adolescentes, desenvolve um trabalho coletivo e integrado à comunidade escolar, a fim de colaborar com as práticas e condutas pedagógicas que visem o desenvolvimento e formação integral dos estudantes da REE e atores educacionais.

A Psicologia Escolar e Educacional traz consigo olhares e concepções científicos e metodológicos da Psicologia que contribuem, com consistência acadêmica e profissional, para uma formação cultural e científica que vise o desenvolvimento humano e as potencialidades dos/as estudantes.

Em sua proposta de trabalho evidencia-se a superação das perspectivas individualizantes, medicalizantes e remediativas que permeiam a trajetória da psicologia e a educação, fomentando ações colaborativas e multiprofissionais que considerem a diversidade social, cultural, econômica, étnica, os territórios e as várias situações do cotidiano escolar que perpassam o fazer pedagógico dos sujeitos envolvidos no processo.

Nessa construção, a COPED também colabora com as escolas na articulação intersetorial e interinstitucional, envolvendo os setores da saúde, assistência social, justiça e segurança pública na garantia de direitos estabelecidos, a fim de proporcionar aos/às estudantes permanência no processo de escolarização com suporte pedagógico e socioassistencial, nas questões que incidem no processo de ensino e aprendizagem ou em violações de direitos.

Portanto, a COPED disponibiliza neste espaço Documentos Norteadores que propõem reflexões sobre as demandas do cotidiano escolar e com o propósito de fornecer contribuições aos educadores no desenvolvimento de práticas e condutas pedagógicas e administrativas que visem o desenvolvimento integral dos estudantes.

Reitera-se a responsabilidade da equipe escolar diante do fluxograma de atendimento proposto, devendo seus atores pautar-se pela sensibilidade, acolhimento e escuta empática dos estudantes. Da mesma forma, considera-se que a formação escolar é o alicerce indispensável e condição primeira para o exercício pleno da cidadania e acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos (DCN, 2013).

Acesse os Manuais desenvolvidos e disponibilizados pela Coped:

  1. Violência contra crianças e adolescentes
  2. Violência entre estudantes
  3. Rede de Proteção aos Direitos de Crianças e Adolescentes
  4. Saúde mental e comportamento suicida
  5. Reiteradas faltas e Busca Ativa Escolar
  6. Luto e pósvenção – entre perdas e ressignificações
  7. Orientações pedagógicas ao Setembro Amarelo

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Coped pelo e-mail cped.sed@gmail.com ou pelo telefone (67) 3318-2326.

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