O escopo do projeto é buscar incentivo a leitura, proporcionar momento cultural reproduzindo o conceito de cinema com a exibição do filme “O menino que descobriu o vento”.
Os estudantes da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, que oferta ensino em tempo integral, em Campo Grande, participaram, no dia 24 de novembro, do projeto “Cine Leitura com pipoca: livros que viraram filme”.
Idealizado pela professora Tânia Mara Vieira, com a colaboração de professoras da área de Linguagens e de professores da área de Ciências da Natureza, usando o recurso visual, o projeto busca incentivar a leitura, reproduzindo o conceito de cinema com a exibição do filme “O menino que descobriu o vento”.
O filme, bem como o livro, retrata a história real de um garoto, cujo maior sonho é estudar. Enfatiza a importância do estudo, dos livros, do conhecimento como ferramenta de transformação, mostrando a importância da escola, dos professores, da união, do respeito ao próximo, da empatia, da educação, enfim, uma verdadeira lição para a vida.
Não por acaso “Vá para a escola” é uma das últimas frases pronunciadas no filme e no livro. Para a professora Tânia “trata-se de uma oportunidade dos estudantes conhecerem vários filmes que foram baseados em livros, tanto nacionais quanto internacionais, bem como incentivá-los à leitura e aguçar a curiosidade em relação às obras que fazem parte do acervo da biblioteca da escola”.
O gestor Paulo Antonio Castaldeli menciona a importância do projeto e o trabalho em equipe, “a equipe escolar está sempre inovando e buscando ações e projetos que incentivem os estudantes a serem leitores e perceberem a importância do estudo para a vida deles”.
O projeto teve a participação de estudantes que já são leitores e convidou outros alunos para também conhecerem o maravilhoso universo da leitura e entenderem os benefícios que esse hábito trará para a vida deles.
Todos participaram ativamente da atividade, receberam pipoca, refrigerante, marcadores de página e um momento de reflexão sobre a importância de sonhar e lutar para realizar seus sonhos e objetivos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar