Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira, estudantes unem teoria e tecnologia em aula de Química

  • 14 maio 2025
  • Categorias:Sem categoria
  • Compartilhar:

A atividade teve como objetivo ampliar a compreensão dos estudantes sobre a estrutura do DNA e a importância das bases nitrogenadas

Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, tiveram a oportunidade de unir teoria e tecnologia por meio de uma atividade inovadora: a construção das bases nitrogenadas do DNA, utilizando o programa Avogadro, uma plataforma de modelagem molecular amplamente utilizada no ensino e pesquisa científica.

A atividade foi conduzida pelo professor Alfredo Lopez, durante as aulas de Química, e teve como objetivo ampliar a compreensão dos estudantes sobre a estrutura do DNA e a importância das bases nitrogenadas — adenina, timina, citosina e guanina — em sua composição. Por meio da modelagem 3D, os alunos puderam visualizar e montar digitalmente as moléculas, explorando suas formas, ligações químicas e propriedades estruturais.

Aprendizagem Ativa

Mais do que uma aula tradicional, a prática propôs um ambiente de aprendizagem ativa, em que os estudantes participaram do processo de investigação científica com o auxílio de recursos tecnológicos. Ao construir as moléculas no ambiente virtual do Avogadro, os alunos reforçaram conceitos fundamentais da Química Orgânica e da Biologia Molecular, como ligações covalentes, grupos funcionais e emparelhamento de bases nitrogenadas.


A utilização do software permitiu que os estudantes interagissem com modelos tridimensionais precisos, ajustando ângulos, visualizando orbitais e compreendendo como as estruturas se organizam no espaço — algo muitas vezes difícil de captar apenas com imagens planas em livros. O uso da tecnologia despertou o interesse e a curiosidade dos alunos, incentivando o protagonismo e promovendo o aprendizado de maneira dinâmica e contextualizada.

“Além do conhecimento técnico, a proposta também estimulou habilidades como colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, já que os alunos trabalharam em duplas ou pequenos grupos para interpretar fórmulas, corrigir erros de modelagem e refletir sobre as ligações responsáveis pela estabilidade do DNA”, enfatiza professor Alfredo Lopez.

Ao final da atividade, os estudantes relataram maior compreensão sobre os conteúdos abordados e destacaram o quanto a prática os ajudou a visualizar conceitos abstratos de forma concreta. A ação integra a proposta pedagógica da escola, que aposta em metodologias inovadoras e interdisciplinares para tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos.

“A iniciativa reforça o compromisso da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul com a promoção de práticas pedagógicas que desenvolvem o pensamento científico, a autonomia e o interesse dos jovens pelas Ciências da Natureza”, finaliza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.


Últimas Notícias

  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
  • Literatura no Jardim: Estudantes Celebram a Leitura com Piquenique
  • Projeto AJA mobiliza estudantes da EE Maria Leite para o exercício da cidadania
  • Arraiá da Escola Estadual São José reúne comunidade em celebração cultural e festiva em Cassilândia
  • “Café com Carolina” mobiliza escola e comunidade em reflexão sobre literatura, desigualdade e identidade social
  • Tecnologia e Inovação em Sala de Aula: SED/MS e UFMS promovem oficina sobre Robótica Educacional com Micro:bit
  • EE Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo inaugura quadra poliesportiva e novas estruturas na Aldeia Lagoinha
  • Mostra Artística é realizada na EE Presidente Vargas
  • SED lança e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na REE/MS”
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital