Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Empreendedorismo sustentável é trabalhado com estudantes da EE Maria Leite

  • 04 set 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Corumbá
  • Compartilhar:

Um dos objetivos é promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares e estimular atitudes cooperativas

Estudantes da Escola Estadual Maria Leite, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá, participaram de atividade prática durante as aulas de empreendedorismo, sendo acompanhados pela professora e coordenadora da Qualificação profissional Qualificação “Promotor de vendas e e-commerce”, Geicyanne Nunes.

Diante da proposta do PPC e de acordo com as habilidades e competências da BNCC, no qual um dos objetivos é promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares e estimular atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação, a proposta inicial em sala de aula, após as aulas teóricas e conceituais, foi a criação de casinhas para pet’s (animais de estimação de pequeno porte) com o uso de caixas de papelão, na qual foi arrecadada em rede de supermercados.

Casinha para pet’s

Estudantes confeccionando casas de pet´s durante atividade de empreendedorismo

Considerando a estrutura feita de papelão e é totalmente segura para os animais e além disso, tem baixo impacto ambiental e pode ser reciclada após o descarte aquecendo-os nos dias de frio na nossa região. Cada grupo utilizou e abusou da criatividade estimulados por uma competição saudável entre eles, tudo de acordo com as habilidades e conteúdos propostos no PPC, na qual a escola oferta.

Após a confecção das casinhas colocando em prática uma aprendizagem de empreendedorismo sustentável, os alunos propuseram doar essas casinhas para uma Ong protetora dos animais existente na cidade, a GAAV, como forma de praticar também o empreendedorismo social com o objetivo de estimular os estudantes tanto na aprendizagem pedagógica quanto na visão e ação social fortalecendo espaços de protagonismo dentro e fora do ambiente escolar, promovendo práticas pedagógicas com foco na solução de problemas reais e na realização de intervenções que melhore seu entorno.

Houve uma votação em rede social, com a participação da comunidade escolar interna e externa para escolher a casinha que mais agradou a comunidade. Para isso foi criada a enquete no Google forms para obter resultados precisos. Durante a votação, as casinhas ficaram expostas para a comunidade escolar interna e externa observarem, após a votação foi feita a entrega da mesma na ONG.

“Assim, todo o objetivo desta atividade foi empoderar o estudante através do seu engajamento em projetos sociais de intervenção local que ampliem suas conexões com o seu território e oportunizem o exercício da cidadania”, finaliza gestor Paulo Eduardo Mendes Balejo.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.




Últimas Notícias

  • Inscrições para o Solve for Tomorrow Brasil 2025 são prorrogadas até 16 de julho
  • Escola da REE, da comunidade indígena Guató, é inaugurada no Pantanal
  • SED inicia inscrições para Curso de Libras EAD no dia 14 de julho em MS
  • Festa Julina vira sala de aula: alunos aprendem educação financeira de forma divertida na EE Octacílio Faustino da Silva
  • Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital