Um grupo formado por cinco professores e 13 estudantes do Ensino Médio da EE Prof.ª Neyder Suelly Costa Vieira visitaram o Asilo São João Bosco em Campo Grande, no dia 6 de agosto. A visita fez parte do projeto “Valorização do Idoso”, que visa fortalecer a interação entre os jovens e os idosos, quebrar preconceitos e valorizar a experiência de vida das pessoas da terceira idade.
Segundo a unidade escolar, a ação pretende valorizar a sabedoria dos idosos e promover uma visão mais empática e positiva sobre a terceira idade. Esse projeto já faz parte do PPP (Projeto Político-Pedagógico) desta unidade de ensino; por isso, todos os anos essa prática ocorre com o ensino médio.
Já a gerente administrativa do asilo, Maria de Sá, destacou que “hoje a casa de repouso abriga 95 idosos, e funciona inteiramente com doações. O asilo conta com uma equipe de enfermeiros, cuidadores e cozinheiros. Também possui uma cantina e um bazar cujas vendas de roupas doadas ajudam a cobrir as despesas da instituição”.
Na visita, os estudantes participaram de atividades lúdicas e interagiram com os idosos, proporcionando momentos de alegria e aprendizado para todos.
“Foi uma experiência muito boa, conversar com essas pessoas e ouvir suas histórias foi muito enriquecedor para mim ”, afirmou Francelis, uma das estudantes que participou da ação.
Os professores envolvidos, Dorval Fagundes, Izabel Pinheiro, Hélio Alves, Fátima Ferreira e Adriano do Carmo, destacaram o impacto positivo da atividade. “O objetivo do projeto é promover o respeito e a valorização dos idosos, ver a reação dos nossos alunos e a alegria dos idosos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou a professora Izabel.
De acordo com a coordenação, a escola continuará a desenvolver ações que incentivem a participação dos alunos em atividades sociais, reafirmando seu compromisso com a educação e a formação de cidadãos engajados e conscientes. A visita ao asilo além de reforçar o respeito pela terceira idade, destacou a importância de iniciativas que promovam a interação entre gerações.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar