Primeiro entrevistado é o professor Cello Lima, da Escola Estadual Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, que atua com projeto de artes visuais intitulado “Das Coisas Nascem as Coisas”.
Campo Grande (MS) – O Núcleo de Arte e Cultura (NUAC) iniciou um ciclo de entrevistas com os professores dos projetos do Núcleo de Arte e Cultura da Secretaria de Estado de Educação (SED). O objetivo é demonstrar as aulas desenvolvidas nestes projetos e a importância delas acontecerem para a transformação de uma sociedade, através da Arte.
O primeiro entrevistado é o professor Cello Lima, da Escola Estadual Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados, que atua com projeto de artes visuais intitulado “Das Coisas Nascem as Coisas”.
Professor Cello Lima
-Nuac: Professor Cello, qual sua formação?
-Prof. Cello Lima: Sou graduando em Geografia pela UFMS e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário da Grade Dourados -UNIGRAN.
-Nuac: Após sua graduação houve outros investimentos na sua formação?
-Prof. Cello Lima: Na verdade, como atuo como Artista Plástico e Produtor Cultural e adoto como princípio o campo teórico que é fundamental e imprescindível para minhas criações estou em constante investimento na minha carreira como profissional. Não dissocio o fazer da Arte com a Ciência, o fazer científico é fundamental como aporte em qualquer atividade humana.
-Nuac: Desde quando atua como docente?
-Prof. Cello Lima: A minha atuação como docente nunca obedeceu uma continuidade rígida ou métrica. Comecei trabalhando com oficinas ao longo da vida como artista, atuei por anos consecutivos na oficina da universidade onde estudava, e sempre fui requisitado para dar oficinas e vivências, viajando por vários lugares. Não consigo mensurar essas atuações tipificando-as como atuações que possam ser datadas.
-Nuac: Quais outros projetos já desenvolveu que hoje faz diferencial em sua vida e auxilia na formação dos estudantes?
-Prof. Cello Lima: Todo projeto desenvolvido, se observado com profundidade por seu autor, promove aquisição de conhecimentos e experiências que podem ser partilhadas. A minha vivência como artista é o meu maior repertório, normalmente essas experiências são fundamentais para a produção do conhecimento. Em sala de aula faço questão de atuar partilhando essas vivências. Essa troca também processa outras aprendizagens para ambos os atores, pois quem ensina também aprende.
-Nuac: Das experiências que presenciou no campo da educação, qual delas considera mais significativa em seu trabalho?
-Prof. Cello Lima: Todas experiências são significativas e importantes. O ser humano é dinâmico e o ensino e aprendizagem também devem ser. Pois nesse processo consideramos o tempo histórico e os dados da cultura onde esses indivíduos estão inseridos, estamos afinal em constante mutação, cada experiência tem particularidades de valor, portanto todas são significativas.
-Nuac: Qual a metodologia utilizada neste trabalho?
-Prof. Cello Lima: Adoto aulas expositivas contextualizas no tempo presente, considerando o passado como conteúdo de pesquisa. Aulas práticas com orientação individuais conforme as capacidades e as limitações de cada indivíduo. Procuro criar um ambiente para ação educativa que seja atualizado em termos de linguagem, de forma que seja facilmente digerível a cada um dos estudantes envolvidos. As aulas têm que buscar um caminho dinâmico e objetivo é as metodologias devem estar alinhadas a esse contexto. Neste primeiro bimestre começamos o estudo da forma dos elementos visuais: – linhas, pontos, círculos, circunferências, cor, tons e texturas – foram desenvolvidos exercícios práticos a partir das abordagens em sala de aula e posteriormente proposto composições livres onde cada aluno desenvolveu a sua.
-Nuac: Quais habilidades pretende desenvolver com este trabalho?
-Prof. Cello Lima: Eu pretendo com essa oficina educar e fazer surgir, existir e coexistir o “ser sensível” que existe em todos nós, esse é o meu maior propósito. Precisamos de seres humanos com capacidades de fazer leituras da realidade, com habilidades de decifrar os códigos visuais, e deste modo através da aprendizagem ligadas ao alfabetismo visual que estejam aptas a ler o mundo de forma crítica, de forma que possam ser independentes, plenas e livres.
-Nuac: Quais os materiais utilizados?
-Prof. Cello Lima: Utilizo inúmeros materiais conforme a fase de cada atividade. No início dessa oficina utilizei papéis e lápis pretos e de cor. Nesta fase atual irei utilizar tintas, resinas, cola e madeira de descarte da construção civil. Para evidenciar melhor todo trabalho que iremos apresentar na Mostra Estadual da Escolas de MS. Serão desenvolvidos trabalhos executados sobre as madeiras produzidas pela obra na reforma da Escola e que seriam descartas. Estaremos utilizando parte desse material obedecendo dois eixos desse projeto que é: Noções de Ecologia em Sala de Aula e Pesquisa de Materiais Expressivos.
Nuac: Uma frase para os estudantes?
-Prof. Cello Lima: SÓ A ARTE SALVA!
Nuac: Uma frase sobre educação?
-Prof. Cello Lima: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Paulo Freire.