Recursos didáticos incentivam o aprendizado e a prática científica nas escolas
Na manhã da quarta-feira (26), foi realizada, no almoxarifado da SED (Secretaria de Estado de Educação), em Campo Grande, a entrega de 18 Conjuntos de Robótica Educacional e 7 Laboratórios Escolares Móveis para 25 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino). Os recursos didáticos beneficiarão estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio ao possibilitar uma educação interativa que lhes dá mais autonomia, promove a capacidade de raciocínio, a criatividade e a curiosidade, permitindo que diferentes componentes curriculares sejam explorados nas atividades práticas.
“Esse investimento faz a diferença porque aproxima o estudante da escola pública daquilo que às vezes ele só via na TV. Ele via a robótica e os materiais de Ciências da Natureza de forma distante, então proporcionar um ensino significativo, com aulas práticas atreladas a teoria, faz com que esses alunos se sintam mais valorizados e, também é uma forma de evitar a evasão escolar”, disse Hélio Daher, secretário de Estado de Educação.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma Emenda Especial do deputado federal Luiz Alberto Ovando, com o investimento total de R$ 2.003.527,94, e foram entregues para escolas da REE localizadas nos municípios de Água Clara, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jaraguari, Mundo Novo, Nova Andradina, Três Lagoas, Paraíso das Águas e Ponta Porã.
“Eu acredito no conhecimento como fator modificador […] felizmente existem ferramentas que motivam os jovens no ensino da Matemática, que fomentam o raciocínio, despertam o seu potencial e contribuem para que os alunos encontrem uma solução de forma prática”, disse o deputado federal Luiz Alberto Ovando.
Das 348 unidades da REE, todas contam com um Laboratório Escolar e 134 delas possuem o kit de Robótica Educacional. “Visando a transformação completa das escolas da REE, além do investimento na infraestrutura dos prédios escolares, com destinação somente neste ano, de R$ 300 milhões, estamos adquirindo equipamentos e fornecendo uma formação aos profissionais da educação para que saibam manusear esses materiais que agora eles têm à disposição e conheçam todas as suas possibilidades”, afirmou Edio de Castro, secretário adjunto de Estado de Educação.
“A chegada de novos materiais é comemorada por todos nós, porque quando colocamos equipamentos como esses à disposição dos nossos alunos, contribuímos para o ensino-aprendizagem da Matemática, Física, Química e Biologia”, destacou Paulo Cezar Rodrigues, superintendente de Informação e Tecnologia.
Laboratório Escolar Móvel – Escolab
Trata-se de um módulo compacto equipado com microscópio com lâminas permanentes e descartáveis, planetário, globo, torso, esqueleto, modelo de DNA, tubos de ensaio, vidraria completa, reagentes, conjunto de rochas, pranchas anatômicas, jogos de temas da área de Ciências da Natureza, kit de primeiros socorros, banners e manuais com experimentos indicados, sendo autossuficiente em água, energia elétrica e fonte de calor.
A mobilidade e autonomia do Escolab permitem que o docente o transporte para a sala de aula ou outro espaço escolar, tornando mais significativas as aulas práticas dos componentes curriculares de Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia, em complemento aos conteúdos teóricos ministrados.
Laboratório de Robótica Educacional
Composto por uma unidade móvel que acondiciona 600 peças plásticas tais como barras, vigas, eixos, pinos, conexões, rodas de borracha, esteiras, alavancas, engrenagens, componentes de automação e material de apoio pedagógico aos estudantes e formação à distância para os educadores, estimulando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o pensamento criativo.
O Laboratório de Robótica Educacional ainda possibilita a realização de trabalhos em equipe de diferentes áreas do conhecimento – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Arte – por meio da construção de montagens sem motorização, com motorização e/ou automatizadas, fazendo uso de máquinas e equipamentos.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Ricardo Agra e Thaís Davis, SED