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CRE-9 de Nova Andradina recebe 5ª Teia da Educação 2021

  • 18 nov 2021
  • Categorias:Nova Andradina, Teia Educacional 2021
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Gestores de 26 unidades escolares e 04 extensões, da CRE 8, participaram da Teia da Educação, “Gestão Colaborativa, Educação Presente”.

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), seguindo a agenda da 5ª edição da Teia da Educação 2021 – “Gestão Colaborativa, Educação Presente”, realizou reunião técnico-pedagógica, nesta quinta-feira (18.11), no município de Nova Andradina, com a participação de 26 unidades educacionais e 05 extensões, jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação.

Coordenadora da CRE-9 Silvia dos Santos, superintendente Mary Nilce e adjunto Gabriel Neto

Após encontros em Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim e Ponta Porã, Jardim, Corumbá e Naviraí, a Teia da Educação 2021, foi realizada com gestores da CRE-9, sede Nova Andradina, responsável por 13,5 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino localizadas na região.

Dos estudantes matriculados na jurisdição da CRE-9, cerca de 1,4 mil discentes estão matriculados no ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em 8 unidades, EE Sen. Filinto Muller (Angélica), EE prof. Braz Sinigáglia (Bataguassu), EE Jan Antonin Bata (Batayporã), EE Reynaldo Massi – ext. (Ivinhema), EE Sen. Filinto Muller (Ivinhema), EE Austrilio Capilé (Nova Andradina), EE Luiz Soares Andrade (Nova Andradina), EE prof. Nair Palácio (Nova Andradina). Em 2022, a oferta do Programa “Escola da Autoria”, contará com mais 02 unidades escolares, EE prof. Ezequiel Balbino (Anaurilândia), EE Pe. Anchieta (Nova Andradina).

A CRE-9 é coordenada pela professora Silvia Maria dos Santos e adjunto Gabriel Baliego Neto, são 09 municípios, Anaurilândia (2 escolas), Angélica (3 escolas), Bataguassu (5 escolas e 2 extensões), Batayporã (2 escolas), Ivinhema (4 escolas e 2 extensões), Nova Andradina (8 escolas e 1 extensão), Novo Horizonte do Sul (1 escola), Taquarussu (1 escola).

Apresentação Cultural

Estudantes da região apresentaram peça teatral e dança, além de interpretação de docente da CRE-9

Iniciando a Teia da Educação houve apresentação cultural dos estudantes da EE Professora Fátima Gaiotto Sampaio, Gabriela, Adriano, João Gabriel, Herick, Lívia e Vitória, sob coordenação da professora Thaís Bernardes Ribeiro, que encenaram a peça teatral ” José e João da amizade ao perdão”.

Os estudantes da EE Marechal Rondon realizaram apresentação de dança intitulada “Índias do Brasil”, sob coordenação dos professores Fernanda e Everton. Também a professora Regiane da equipe da CRE-9 interpretou música da cantora Ivete Sangalo, “Quando a chuva passar”.

A coordenadora da CRE-9 Silvia Maria dos Santos explanou aos gestores jurisdicionados a importância da integração entre os municípios, “marca forte da Secretaria de Estado de Educação e em especial das regionais, esta valorização é importante para que possamos atingir o objetivo maior, que é a excelência na aprendizagem das nossas crianças e jovens da Rede Estadual de Ensino de MS”, enfatizou Silvia dos Santos.

Investimento na região

Somente na região da CRE-9 as unidades escolares já contam com R$ 28,5 milhões investidos em reformas e intervenções, sendo que Bataguassu foram investidos R$ 8,4 milhões, Nova Andradina: R$ 6,4 milhões, Batayporã: R$ 3,7 milhões, Angélica: R$ 3,5 milhões, Anaurilândia: R$ 3,1 milhões, Ivinhema: R$ 2,4 milhões, Taquarussu: R$ 819 mil.

CRE-9, sede Nova Andradina, responsável por 13,5 mil estudantes atendidos nas instituições da REE, localizadas na região sudeste de MS.

Secretária de Estado de Educação, Cecília Motta relatou na abertura da Teia da Educação, aos gestores, o desempenho da Coordenadoria Regional no tocante as orientações sobre o retorno às atividades presenciais e apresentou aos gestores o cenário educacional no contexto da pandemia COVID_19, com situação da educação no país, o impacto com a crise educacional no prejuízo à aprendizagem, panorama no mundo, a importância do retorno para garantia dos direitos dos discentes.

Investimentos no âmbito educacional foram mais de R$ 350 milhões até o momento e estão previstos mais R$ 150 milhões para 2022

 

” Com relação ao Plano Nacional de Educação, o de MS foi o mais ousado, reflexo do compromisso que o Governo de MS tem com os estudantes da REE, nossa Teia da Educação, que está na quinta edição, tem a função de teia humana, de se desenvolver, de formação, em prol a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes e a melhoria da qualidade da educação estadual”.

Investimentos em MS

Governo de MS tem realizado ações determinantes, no âmbito educacional, por determinação do governador Reinaldo, ao todo, já foram beneficiadas 270 unidades escolares da REE, desde 2015, com mais de 660 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Desde o início da atual gestão, foram mais de R$ 350 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 150 milhões para 2022”, lembrou secretária.

Dos diversos investimentos do Governo de MS na Rede Estadual de Ensino está o programa “Escola da Autoria”, que contempla a mudança no sistema de ensino, “até o final de 2022, praticamente 60% das 347 escolas de MS passarão para sistema de ensino em tempo integral”, finalizou Cecilia Motta.

Recomposição da Aprendizagem

O coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi Oliveira dos Santos, em seu discurso aos gestores da CRE-9, lembrou que“…temos que garantir um plano simples, organizado e de acordo com a realidade de cada unidade escolar”,  ao abordar sobre Plano de Recomposição de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (PRA-MS).

Coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi dos Santos falando sobre PRA/MS

O PRA/MS tem como referências a matriz de referência de Avaliação Estadual, foco de habilidades essenciais do Instituto Reúna para o Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências), habilidades essenciais do Currículo de Referência de MS para o EF (Arte, Educação Física e Língua Portuguesa), habilidades essenciais do Referencial Curricular de MS para o Ensino Médio, avaliação diagnóstica, escuta ativa e contribuições do grupo estudantil da SED.

Na recomposição da aprendizagem são utilizados os espaços já disponíveis no emprego de tempo e servidores, emprego de espaços, como bibliotecas, laboratórios, salas tecnológicas; Ferramentas tecnológicas, como WebSED, G Suit For Education, videoaulas, entre outros, além de emprego de novos recursos, com ampliação de carga horário de servidores já disponíveis, preparatório online para ENEM e Vestibulares, Plataforma Letrus, bem como novas ações como grupos de estudos integrados de verão e inverno, durante férias e aos sábados, em parceria com universidades.

Novo Ensino Médio

Ao mencionar sobre o Novo Ensino Médio, coordenador Davi lembrou que na última terça-feira (16.11) iniciou o período de atualização cadastral, permanência e pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino, para o Ensino Médio. Das 347 unidades escolares da Rede Estadual, 122 escolas estão participando como escola piloto com a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio.

Das 347 unidades escolares da REE, 122 escolas estão participando como escola piloto com a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio.

“Ano que vem teremos duas ações distintas, as escolas piloto, que operacionalizaram itinerários informativos, terão parte desenhada pela escola escolhendo área de conhecimento no NEM. Já as escolas não piloto, darão o primeiro passo com todos os itinerários formatados pela SED, com temáticas ofertadas pelo órgão central, com apresentação em reunião técnica”, enfatiza Davi Oliveira.

A proposta de mudança desta importante etapa de formação está prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014 e a implementação oficial ocorrerá no ano de 2022, em toda a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
O Novo Ensino Médio é uma resposta às novas necessidades dos jovens brasileiros, buscando garantir que os estudantes saiam da escola preparados e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.

Planejamento

Durante o encontro, os gestores escolares puderam acompanhar as explanações da superintendente de Administração das Regionais, Mary Nilce Peixoto dos Santos e do coordenador de Gestão Escolar, Adalberto Nascimento.

Coordenador Adalberto Nascimento explanando sobre as ações da COGES

Coordenador de Gestão Escolar da SED, Adalberto Nascimento, durante o encontro, explanou aos gestores escolares jurisdicionados à CRE-3 sobre a discussão em andamento da eleição dos grêmios estudantis da REE, atuação da COGES, protocolo de volta às aulas, além do manual de orientações para os gestores da rede, ações do monitoramento escolar.

Coordenador relatou aos diretores sobre a abertura de concurso para os profissionais da Rede, com a oferta de 722 vagas, que será realizado – em fevereiro de 2022 – para os profissionais que desejam ingressar na Rede Estadual como efetivos, nas vagas para anos finais do Ensino Fundamental [6º ao 9º ano] e Ensino Médio.

Adalberto Nascimento enfatizou aos gestores da CRE-8 que todas 347 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), localizadas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, receberam 02 microcomputadores para atividades administrativas nas suas respectivas secretarias. Ao todo são 1000 computadores, com investimento no montante de R$ 4.899.000,00.

Na prática, com essa nova aquisição, as escolas poderão aprimorar o atendimento como um todo. Na secretaria da escola, os servidores poderão coletar – e fornecer ao Censo Escolar – informações sobre as turmas, estudantes e profissionais docentes, bem como toda a documentação da unidade escolar. Com essas informações obtidas de forma mais precisa, maior é a exatidão do repasse do Fundeb encaminhado para o Estado, por intermédio do Governo Federal.

Teia da Educação

Marca da atual gestão da Educação de Mato Grosso do Sul, neste segundo semestre de 2021 a 5ª Teia da Educação, já passou pelas regionais de Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados e Coxim, Ponta Porã, Corumbá, Naviraí e agora Nova Andradina.

Com o tema “Gestão colaborativa, Educação presente”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino. Os próximos encontros da Teia da Educação 2021 acontecem nos municípios, Paranaíba (23.11) e Três Lagoas (24.11).











Fotos: Juarez Júnior e Vinicius Espíndula

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