O evento teve como escopo conscientizar os alunos sobre o preconceito sofrido pelos negros em pleno século 21 e a importância da educação como transformação social
A Escola Estadual José Antônio Pereira, localizada em Campo Grande, realizou no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data de celebração e de conscientização sobre a intensa resistência enfrentada por negros no Brasil desde os tempos da colonização.
As comemorações começaram com os organizadores servindo uma “feijoada”, em alusão à contribuição dos negros para o Brasil. Na ocasião houve a participação de todos os estudantes do ensino médio matutino relacionado às unidades curriculares das Ciências Humanas com oficinas; mini seminários e debates.
Na manhã do dia 20 de novembro ocorreu a apresentação da banda da escola, uma roda de conversa com um professor sobre o livro publicado por ele; logo após uma palestra com Adriane Quilombola sobre “o porquê do Dia da Consciência Negra”.
O evento fechou com o grupo de Balé Cia Marcos André, com as coreografias: Por todas as Vidas e Feminicídio e com a capoeira. As comemorações foram satisfatórias e o objetivo foi alcançado, conscientizar os alunos sobre o preconceito sofrido pelos negros em pleno século 21 e a importância da educação como transformação social.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar