A “Escola da Autoria” realiza acolhida diária, desde 2018, para recepcionar seus discentes. Cerca de 180 estudantes participam do acolhimento diariamente.
Campo Grande (MS) – Desde 2018 a Escola Estadual Antônia Da Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Dourados, realiza acolhida diária para recepcionar seus estudantes. No dia 25 de abril a acolhida diária foi com temática sobre o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.
Premissa da unidade escolar, a acolhida contou com dedicação dos estudantes, após muitos estudos sobre a importância do tema no desenvolvimento da aprendizagem, com foco no socioemocional, a equipe abordou diferentes focos, envolvendo também os estudantes na realização da dinâmica, incentivando o protagonismo e a corresponsabilidade.
Escola de Sinais
Cerca de 180 estudantes participam diariamente das acolhidas. No dia 25 de abril o tema escolhido pelos estudantes do 3° B do Ensino Médio foi a comemoração da Língua Brasileira de Sinais, onde eles destacaram para os demais colegas a acessibilidade, através da Língua Brasileira de Sinais.
De acordo com a diretora Marisa Pereira dos Santos, o acolhimento é uma prática educativa “que objetiva consolidar, por intermédio de um conjunto de atividades, a mensagem de que acolher, receber e aceitar as pessoas, sejam elas os estudantes, a equipe escolar ou os pais e responsáveis, é parte indissociável do projeto escolar e elemento fundamental para o desenvolvimento de todo o processo educativo”, enfatiza.
Prática Educativa
O acolhimento é a “porta de entrada”, dessa forma inovadora de conceber a educação e de transformar a escola, a fim de criar condições essenciais para a realização da sua tarefa mais importante: o Projeto de Vida dos estudantes.
“Dessa forma, a escola que desenvolve o Modelo de Ensino em Tempo Integral há 04 anos, tem primado pela excelência de suas ações, e tem feito as acolhidas diárias pensando no desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes, onde é realizado um cronograma estabelecendo a responsabilidade de cada membro da equipe frente à realização das acolhidas, envolvendo também os estudantes, para prática do protagonismo estudantil e também fortalecendo assim, uma das premissas do modelo que é a corresponsabilidade”, finaliza Marisa.