O professor (PCPI) Marcos Vinícius Sales da Silva participou do encontro síncrono “Formação Continuada – Lousa Digital: descobrindo suas potencialidades”.
A Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, no município de Paranaíba, recebeu lousas digitais (painéis interativos) fornecidas pela SED (Secretaria de Estado de Educação).
No dia 20 de agosto, o professor coordenador de práticas inovadoras (PCPI) Marcos Vinícius Sales da Silva participou do encontro síncrono “Formação Continuada – Lousa Digital: descobrindo suas potencialidades”, oferecido pela Superintendência de Tecnologia e Informação, por intermédio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional. Após participação no encontro online, o PCPI iniciou a implementação das lousas para uso em sala de aula.
Formação em serviço
Assim, para conseguir multiplicar a formação ao maior número de professores da unidade escolar, o PCPI, em consonância com a direção e coordenação pedagógica, organizou uma Formação em Serviço a ser ofertada aos docentes no horário de estudo coletivo e por área de conhecimento, apresentando metodologias ativas de aprendizagens e atividades práticas, para que eles pudessem explorar as funcionalidades das lousas digitais, as suas potencialidades didáticas e iniciar o planejamento de suas aulas que contemplem a utilização como ferramenta pedagógica em suas aulas, visando ainda, potencializar o processo de aprendizagem, promover a interatividade e a participação ativa dos estudantes.
Após este momento, chegou a vez dos professores colocarem em prática o que conseguiram aprender durante a Formação em Serviço, implementando o uso das lousas digitais em sala de aula. Para a estudante Lara Fernanda de Oliveira, do 6º ano “foi muito legal porque a gente pôde ver as células dentro e deu para entender bem o conteúdo”. Quanto a aparência, a estudante Adrielly Tavares Ferreira “ela parece um tablet gigante e melhorou muito a aula”. Já para o estudante Luan Vitor Alves do Nascimento, do 6º Ano “o ensinamento foi muito maior, foi muito mais legal, ver realmente as coisas ali na nossa frente”.
Para a professora Nathália Fernanda Veloso dos Santos, que leciona o Componente Curricular de Matemática, utilizar a lousa digital na sua aula “foi dinâmico, porque dentro da sala de aula, quando você utiliza a lousa comum, com giz, às vezes você não consegue desenvolver algum conceito que é muito abstrato, principalmente para quem não tem habilidade manual para desenhar”.
Já para a professora Lorena Rodrigues, do Componente Curricular de Física a lousa digital “Impacta no sentido da facilidade que agora temos em demonstrar rapidamente imagens, vídeos, gifs e trabalhar simulações digitais com os estudantes, algo muito necessário na disciplina de Física, por exemplo, que muitas vezes trabalha-se com conceitos abstratos e de difícil visualização. A aula fica mais dinâmica e com isso os estudantes ficam mais interessados e participativos e o uso da tecnologia em sala de aula permite um avanço no processo de ensino-aprendizagem em comparação com as metodologias de ensino tradicionais, pois se aproxima mais da vivência dos estudantes, uma vez que estamos vivendo uma era cada dia mais digital”, finaliza.
Para a professora Cilma Rosa de Oliveira Barbosa, do Componente Curricular de Língua Portuguesa, usar uma tecnologia tão avançada nas aulas “prende a atenção dos estudantes e produz interesse na aprendizagem. Transitar entre o recurso tecnológico e o uso de um caderno comum torna-se mais fácil e com o aproveitamento integral dos tempos de aula e ver o encantamento dos estudantes diante de um recurso tão moderno e inovador, proporciona a obtenção do conhecimento e o interesse maior pelas aulas. Além disso, motiva o próprio professor a superar-se, produzindo também uma realização profissional do profissional”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.