Na última terça-feira (2), os estudantes do 6º ao 9º ano de Recomposição da Aprendizagem da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, localizada em Amambai, fizeram uso da gamificação e da ludicidade para recomposição da Língua Portuguesa, com foco na leitura e no protagonismo dos discentes.
Sob orientação da professora de Recomposição de Aprendizagem Luzia Dorneles, os alunos do Ensino Fundamental estão confeccionando jogos de tabuleiro com materiais disponíveis na Escola, tais como revistas, cartolinas, lápis de cor e gizes de cera.
Para tanto, inicialmente a docente apresentou alguns modelos de jogos e as suas formas de jogar para que eles se familiarizassem com os jogos e as estratégias utilizadas. Após, ao considerar que alguns deles tinham dificuldade em ler palavras com dígrafos, os alunos receberam uma apostila de ortografia para que selecionassem palavras que lhes eram complexas.
A atividade, realizada em grupo, prosseguiu com o desenho das trilhas dos jogos, etapa feita em cartolinas. “Foi muito divertido, é importante compartilhar o conhecimento com os colegas”, disse o estudante José Antônio Frias Machado. Nas próximas aulas, devem ser criados os enigmas, cartas e regras, de modo que as palavras selecionadas pelos agrupamentos sejam inseridas.
“É perceptível que os estudantes ficam animados realizando a atividade e que gostaram dela, a acharam diferente e, principalmente, se sentiram desafiados e capazes de realizá-la. O trabalho cooperativo também foi notado, uma vez que os alunos pedem ajuda para os outros colegas, e essa troca, além de favorecer a interação entre eles, torna o jogo mais desafiador”, alegou o professor coordenador de Práticas Inovadoras Henrique Fedatto Lago Bambil.
Abaixo, confira a primeira etapa do trabalho desenvolvido pelos estudantes:
Texto: Thaís Davis, SED
Foto: Acervo da EE Fernando Corrêa da Costa