Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Padre Anchieta, de Nova Andradina, garantiu, a maior premiação na categoria ensino fundamental na Feira de Tecnologias e Engenharia e Ciências (Fetec), realizada em Campo Grande, de 9 a 12 de novembro, com o desenvolvimento de um projeto de irrigação automática de uma horta escolar.
A pesquisa foi desenvolvida em plataforma de prototipagem, a partir das oficinas de robótica educacionais, que acontecem na unidade escolar por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Nova Andradina.
Sob a orientação da professora Edna Paula de Moraes Enz Pones, os estudantes do 6º ao 8º ano Andressa Souza Aranha, Kaique Rodrigues dos Santos Teixeira, Wesley Junior Menezes da Rosa, Gadson Ribeiro dos Santos, Mikael William Lemos dos Santos e Geanderson Mendes Santulin aplicaram os conceitos das disciplinas de Ciências e Geografia sobre solo, vegetação, clima e tempo na criação de um sistema de irrigação automático para a horta da escola, pela lógica de programação.
A iniciativa ficou em primeiro lugar na Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova), pela inovação e promoção da sustentabilidade dentro da escola. Assim, o projeto foi credenciado a participar da Fetec, que é a grande responsável pelo desenvolvimento da ciência no Estado. Concorrendo com outras pesquisas desenvolvidas no ensino fundamental, o grupo recebeu a maior pontuação e obteve a maior premiação da categoria.
A diretora da escola, Ediana Aparecida Ciciliati Milhorança, parabenizou os estudantes e a equipe envolvida na pesquisa. “Essa premiação mostra que é possível desenvolver habilidades e talentos, além de incentivar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia dentro do ambiente escolar”, avaliou, lembrando que a Padre Anchieta é pioneira nas oficinas de robótica em Nova Andradina.