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EE Padre João Tomes realiza projeto integrador indígena  

  • 12 dez 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Três Lagoas
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O escopo é investigar o modo de vida e as manifestações étnico-culturais de alguns povos indígenas e comunidades tradicionais, com especial foco na etnia Ofaié e Comunidade Ribeirinha de Pescadores do Jupiá.

Estudantes da Escola Estadual Padre João Tomes,  que oferta ensino em tempo integral , em Três Lagoas, participaram do projeto integrador intitulado “Povos Originários e Comunidades Tradicionais”, que tem como escopo investigar o modo de vida e as manifestações étnico-culturais de alguns povos indígenas e comunidades tradicionais, com especial foco na etnia Ofaié e Comunidade Ribeirinha de Pescadores do Jupiá.

Nesse sentido, coordenadores de área e professores de diferentes áreas do conhecimento- Geografia, Arte, Ciências, História, Língua Portuguesa – desenvolveram atividades interligadas na temática com intuito de estimular os estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º) a aprimorar suas habilidades no que se refere a uma consciência ambiental e cidadã mais efetiva. Professores envolvidos no projeto Andresa Fernanda  da Silva, Joseane Carina Borges de Carvalho, Selma da Silva Almeida, Mariselma Barbosa Dias, Iara Neves de Souza, Larissa Rhodus.

Atividades interligadas resgataram consciência ambiental e cidadã mais efetiva

Disciplinas

Sala dos chás medicinais

Em Língua Portuguesa, foi realizado estudo de palavras de origem tupi, gênero crônica com a Carta de Pero Vaz de Caminha e  uma entrevista-audiovisual – com um representante da comunidade Ofaié (Brasilândia-MS). Em Arte, houve pesquisa sobre a produção artística dos povos indígenas: a música, a dança, os grafismos e arte plumária, além de estudos em documentários e  finalizando com produções de desenhos baseados em grafismos de diferentes etnias e releituras de obra de artistas plásticos indígenas. Em Eletivas, o trabalho foi referente a leitura, declamação e produções poéticas, cujo indígena protagonizava o eu-lírico.

Na Geografia e Ciências, explorou-se aspectos sociais, econômicos, e culturais por meio da elaboração de mapas temáticos e interpretação dos mesmos e,  numa ação conjunta  à disciplina de Ciências,  mudas nativas do Cerrado foram plantadas em nossa escola. Outra ação desenvolvida  acerca da territorialidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, em específico da comunidade dos ofaiés, foi uma visita à comunidade com as demais professoras, onde foi  possível conhecer melhor a realidade e a trajetória desses indígenas. E para complementar também houve uma atividade desenvolvida com o 8º ano em geografia: oficina de Linguagens Africanas, ministrada pelo professor doutor Ronaldo de Paula.

Em História, as atividades foram de leituras de textos que exploravam a temática dos povos originários, bem como obras que abordavam discussões referentes à cultura afro brasileira, onde o tema central foi a desconstrução de termos pejorativos sobre os povos tradicionais e finalização em produção de obras em  telas e telhas destacando os grafismos e os traços da cultura indígena sul-mato-grossense.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.



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