A primeira edição conta com 27 páginas, já está no ar e pode ser acessada por meio da plataforma camaleó (https://www.calameo.com/read/007508008cd35c93e1256).
A Escola Estadual Professor Alício Araújo, que oferta ensino em tempo integral, em Dourados, lançou o jornal digital “Alício News”, onde os textos e conteúdos foram produzidos pelos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º, 2º e 3º do ensino médio, com supervisão da professora coordenadora de práticas inovadoras Valéria Sales Menezes e professora de Língua Portuguesa e e Recomposição das Aprendizagens em Língua Portuguesa Virgínia Jacinto Lima.
De acordo com a professora Virginia Lima, o objetivo de produzir um jornal na escola surge da necessidade de fomentar as práticas de linguagem que envolvem a leitura, a análise e a produção de diferentes gêneros textuais/discursivos do campo de atuação jornalístico-midiático, conforme orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Tal documento, que institui as aprendizagens essenciais para todos os estudantes, propõe que a finalidade do ensino de Língua Portuguesa é ampliar a competência discursiva do aprendiz, ou seja, sua capacidade de compreender e produzir diferentes gêneros textuais e em diferentes situações de interação sociocomunicativa, sendo a mídia um exemplo disso.
Dessa maneira, para desenvolver habilidades linguísticas ainda não consolidadas, principalmente no que diz respeito a leitura e escrita, os estudantes leram, analisaram e produziram os seguintes gêneros textuais do campo jornalístico: notícia; reportagem e resenha.
A partir disso, os alunos puderam compreender o objetivo, a estrutura e a função social desses textos, bem como desenvolver habilidades relacionadas as regras do uso da escrita formal (gramática e ortografia) de maneira contextualizada, sendo protagonista do seu processo de aprendizagem.
Além dessas produções, o jornal escolar ainda apresenta produções artísticas desenvolvidas durante as aulas de Recomposição das Aprendizagens de Língua Portuguesa e Sociologia, como desenhos, ilustrações e releitura de contos. Para a próxima edição, que ainda será publicada esse ano, os gêneros textuais artigo de opinião e poema serão incluídos como parte das produções dos estudantes protagonistas da EE. Prof. Alício Araújo.
Ainda, um outro objetivo proposto pela professora coordenadora Valéria Menezes, é referente ao trabalho pedagógico, por intermédio da “educomunicação”, conceito que envolve a integração da educação e da comunicação e está intimamente ligado à BNCC e ao campo jornalístico-midiático, pois propõe a criação de ambientes de aprendizagem inovadores, incorporando linguagens e métodos de comunicação, bem como tecnologias de informação e comunicação, para promover a aprendizagem e permitir o pleno exercício da liberdade de expressão.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.