Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou nesta segunda-feira (14), na Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, em Corumbá, projeto “SED vai às Escolas”, formação continuada que começou em julho, passou por 21 escolas, de 15 municípios e envolveu 25 mil profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, esta formação pode interferir, positivamente, nos índices apresentados pela Rede Estadual de Ensino. “Este foi um momento de conhecimento, de alinhamento de ideias e propostas novas para o Estado, desejando que Mato Grosso do Sul faça a diferença na educação de nosso país. Acredito no potencial dos nossos profissionais e tenho certeza de que depois desses encontros vamos chegar a um Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] melhor, aprovação menor e evasão menor também”, destaca.
A EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros recebeu 1100 profissionais de Corumbá, Miranda e Ladário para o café da manhã de boas-vindas, abertura com apresentação da coreografia de dança “Em Construção”, da EE Nathercia Pompeo dos Santos, do professor Keuce e coreografia do estudante Igor Atagiba; e do grupo de hip-hop Castro Alves, com a participação de estudantes do ensino regular e do AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem, da professora Lenise e coreografia da estudante Daiane Roberta.
Sergio Nepomuceno de Almeida, diretor da EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros, agradeceu por poder abrir as portas da escola para o progresso da educação sul-mato-grossense. “Quero parabenizar a professora Cecilia e a equipe da SED por esta ação que, com certeza, vai aprimorar o conhecimento e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais da educação”.
Professora Maria Cecilia ministrou a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar. “Estamos ajustando o pensamento da Secretaria com o das escolas, este momento é uma oportunidade para elas nos escutarem e nós a escutarmos também”, explica. Ao final da palestra, a secretária abriu espaço para os questionamentos e colocações dos participantes.
No período da tarde, os participantes da formação – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas são encaminhados para oficinas e recebem orientações da equipe da SED sobre administração de pessoal, gestão escolar, tecnologia, educação especial, educação profissional, supervisão e currículo.
Para a professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, Neila Maria Lopes Teodoro, o projeto SED vai às Escolas é muito importante, especialmente no caso de Corumbá e Ladário, distantes de outros municípios. “Estamos a quase 500 quilômetros da capital e a 200 quilômetros da cidade mais próxima, os professores daqui acabam ficando isolados, por isso é muito bom receber esta formação, receber a SED aqui para renovar os ânimos. Podemos ser ouvidos e também podemos escutar coisas novas, fundamentais para profissionais comprometidos”, explica.
O evento em Corumbá foi acompanhado por José Antônio Assad e Faria, prefeito de Ladário; Roseane Limoeiro da Silva Pires, secretária de Educação de Corumbá; Maria Eulina Rocha dos Santos, secretária de Educação de Ladário; Edgar Aparecido da Costa, diretor do campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Raquel Guimarães do Prado, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Corumbá; Nair Pereira Alves de Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Educação de Ladário; Wilson César Velasques, comandante do 6º BPM de Corumbá.
O projeto SED vai às Escolas começou em julho, em Paranaíba. Depois passou por Naviraí, Campo Grande, Maracaju, Nova Andradina, Jardim, Ponta Porã, Dourados, Coxim, Três Lagoas, Amambai, Fátima do Sul, Aquidauana e Costa Rica, até ser encerrado nesta segunda-feira, em Corumbá.
Palestra
A palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul” é ministrada pela secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, visando unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.
Professora Maria Cecilia aborda os Planos de Educação municipais, estaduais e nacional; as metas do compromisso “Todos pela Educação”, incluindo dados para um panorama atualizado do atendimento escolar e os desafios da Rede Estadual de Ensino; avaliações externas e indicadores da qualidade educacional como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb; investimentos; números de matrículas, reprovação e abandono.
A secretária apresenta ainda os programas e projetos da SED, voltados à evolução dos estudantes: Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA); Escola em Tempo Integral; Ensino Médio Noturno aliado à Tecnologia; Expansão da Oferta de Educação Profissional; Programa CAP – Cultura, Arte e Paz; Curso Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).
Para os profissionais da Rede Estadual de Ensino, estão previstos planos de cargos e carreiras, formação continuada (lato sensu e stricto sensu), além dos projetos Ouvindo as Escolas e SED vai às Escolas.
Com a palestra “Teia da Educação”, professora Maria Cecilia deixa a reflexão: “Você quer fazer algo pela educação?”, reforçando o compromisso de todos os servidores da Rede Estadual de Ensino com a qualidade da educação e a união de esforços pela aprendizagem dos estudantes.
Oficinas
Os participantes da formação, divididos de acordo com a sua função – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas – participam, no período da tarde, de oficinas com três horas de duração, preparadas especialmente para suas áreas de atuação:
A Coordenadoria de Gestão Escolar (COGES) fala sobre o Plano Político Pedagógico (PPP) e os Conselhos de Classe na Perspectiva da Aprendizagem, com objetivo de discutir conselho de classe conforme as práticas dos coordenadores pedagógicos.
A Coordenadoria de Políticas para a Educação Básica (COPEB) preparou oficinas sobre as estratégias de leitura, para os professores de 1º ao 3º ano do ensino fundamental; planejamento de Matemática, emprego da ludicidade na aprendizagem dos gêneros textuais para os professores de 4º e 5º anos; na área de Ciências Humanas, o cinema é visto como uma possibilidade metodológica; em Ciências da Natureza, está sendo abordado o letramento multimodal; e em Linguagens, o multiletramento e pesquisa como instrumentos de autonomia e autoria do estudante. Os professores de Educação Física são incentivados a pesquisar, com a oficina “A pesquisa como princípio pedagógico: possibilidades para a Educação Física”.
A Coordenadoria de Normatização das Políticas Educacionais (CONPED) aborda o Regime Escolar na Educação Básica e modalidades, nos encontros com a participação dos supervisores de Gestão do interior do Estado.
A Superintendência de Administração de Pessoal (SUAP) trabalha com os secretários escolares a instrução de processos, direitos funcionais, aposentadoria, pagamento e contrato temporário; com os servidores administrativos (agentes de limpeza, recepção e portaria, merenda, manutenção e inspetor de alunos) como podem contribuir com a qualidade da educação.
A Coordenadoria de Educação Profissional (COPEP) apresenta considerações aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas com educação profissional, apresentando um panorama da educação profissional em Mato Grosso do Sul, a oferta de cursos técnicos em 2015 (inclusive os do Pronatec), as orientações para solicitação, operacionalização e acompanhamento dos cursos.
A Coordenadoria de Tecnologia Educacional (COTED) proporciona formação aos gestores das unidades escolares quanto ao trabalho com indicadores de forma a auxiliá-los e também a professores e todos os interessados em fazer melhores escolhas ao traçar ações visando à melhoria da educação, usando dados e transformando a educação da escola.
A Coordenadoria de Educação Especial (COPESP) leva aos participantes a Política de Educação Inclusiva; atribuições do Núcleo de Educação Especial (NUESP); serviços de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; e cliente da Educação Especial.