O Projeto Intercultural Brasil e Bolívia promoveu a integração de estudantes e professores brasileiros com os alunos e docentes da Bolívia
A Escola Estadual 2 de Setembro, localizada em Ladário, realizou na última quarta-feira (14), a culminância do Projeto Intercultural – Brasil e Bolívia, Protagonismo Juvenil, Cultura Local.
O projeto propôs um estudo comparativo entre a cultura brasileira e a cultura boliviana, com foco no protagonismo juvenil. A iniciativa reside na importância de compreender e valorizar a diversidade cultural presente na América Latina, promovendo o intercâmbio e o diálogo entre jovens de diferentes contextos sociais e culturais, uma vez que o Brasil e a Bolívia são países vizinhos na América do Sul, cada um com sua própria história, tradições, línguas ẹ costumes. Sendo assim, explorar as semelhanças e diferenças entre essas culturas permite aos jovens desenvolver uma compreensão mais ampla e respeitosa do mundo ao redor.
De acordo com professora de Língua Espanhola e idealizadora do projeto de intercâmbio, Kátia Duran, “o centrar o projeto no protagonismo juvenil, busca-se empoderar os jovens, incentivando-os a assumir papéis ativos na sociedade e a expressar suas opiniões e ideias, o que contribui para o desenvolvimento de liderança, autonomia e habilidades sociais essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.
O Projeto Intercultural – Brasil e Bolívia, Protagonismo Juvenil, cultura local surgiu em 2023 com a iniciativa da Professora America, da Unidad Educativa Samuel Lopez Mendoza, localizada na Bolívia, que fez o convite à EE 2 de Setembro para que os estudantes do Ensino Médio participassem da exposição de “la fetividad de todos Los Santos‘ festa tradicional para o país vizinho.
Os estudantes juntamente com as professoras Aglaisse Ramona, Deyna Ferreira e a Coordenadora Pedagógica Katiane Bezerra atravessaram a Bolívia para apreciarem o trabalho e trocar experiências, principalmente cultural, com os alunos da Bolívia.
“A interdependência e a interconexão entre os povos e culturas desenvolvidas no Projeto Intercultural – Brasil e Bolívia, Protagonismo Juvenil, Cultura Local oferece uma oportunidade única para promover a compreensão mútua, o respeito à diversidade e o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre os dois países”, destacou a diretora Ana Maria de Arruda Braga.
Adersino Junior, SED
Fotos: Acervo da EE 2 de Setembro