Em agenda pelo Consed, professora Cecilia participou de conversa por videoconferência, no gabinete da SED, nessa segunda-feira.
Campo Grande (MS) – Nesse início de semana, a discussão do Grupo de Trabalho (GT) voltou a ser o foco. Composta por diversas entidades, a reunião desta segunda-feira (25.02) – realizada por meio de videoconferência – teve como tema central a Política Nacional de Alfabetização, com a abordagem de sugestões ao Estado, para que a oferta de políticas públicas educacionais seja voltada para a garantia do acesso e permanência de cada estudante na Educação Básica e também no Ensino Superior.
Durante a videoconferência, a secretária de Estado de Educação de MS e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), professora Cecilia Motta, sugeriu uma série de políticas voltadas à formação continuada, desde a formação inicial, formação do profissional nas universidades, passando pela formação do gestor escolar, avaliação diagnóstica de intervenção pedagógica, com a inclusão da família no âmbito escolar, também olhar para cursos de formação tecnológica. “Enquanto professores, temos que aprender como os meninos aprendem”, disse Cecilia.
O Grupo de Trabalho contou com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), O Sistema Educacional Brasileiro S.A (SEB), Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (SEALF), Associação Profissional das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Educação (CNE), Gestão de Processos e Projetos Estratégicos do MEC (EGPPE).
Texto: Adersino Junior (SED)