Campo Grande (MS) – A secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta acompanhou o governador Reinaldo Azambuja na manhã desta quarta-feira (29) na entrega de reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), da Escola Estadual Professora Célia Maria Náglis e do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria de Lourdes Widal Roma, todos em Campo Grande. “O nosso compromisso é manter um nível educacional melhor, não basta Mato Grosso do Sul ter o melhor salário do Brasil, queremos ter a melhor educação pública e para isso criamos condições melhores para os estudantes e para quem trabalha nas escolas”, afirmou o governador.
O CEI Zedu, com 362 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, filhos dos servidores públicos do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul, lotados e em exercício nos órgãos sediados no Parque dos Poderes, em Campo Grande, ganhou mais uma sala de aula para melhor atender as crianças que já frequentam o berçário, banheiros, cobertura da passarela de pedestres, além de reparos nas instalações existentes.
De acordo com a diretora do Zedu, Carla Ferraz Barbosa, a reforma trará mais conforto e bem estar para as crianças do CEI. “Acreditamos na educação de qualidade e ela depende, também, do espaço físico apropriado e com estas novas salas, novos banheiros e a pintura nós conseguimos proporcionar mais qualidade às nossas crianças”, destacou. “É algo que estávamos aguardando há tempos e que vai trazer mais conforto para as crianças e tranquilidade para as mães”, concluiu Giorgia Cara Vilela, mãe do Rafael, do Berçário I.
A Escola Estadual Professora Célia Maria Náglis, da Vila Moreninha III, recebeu biblioteca, refeitório, cozinha, depósito, cobertura da quadra de esportes, substituição do muro por grades e reforma do prédio. “Estamos aqui inaugurando nosso sonho antigo, orgulhosos e mais estimulados para estudar, trabalhar e fazer o nosso ofício”, explicou o diretor da escola, que atende 688 estudantes matriculados no ensino fundamental e no Programa Projovem Urbano.
A terceira entrega foi no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Maria de Lourdes Widal Roma, também na Moreninha III, que recebe 400 estudantes em quatro cursos técnicos de nível médio: Recursos Humanos, Transações Imobiliárias, Administração e Serviços Jurídicos. “A Secretaria de Estado de Educação nos deu a mão, a comunidade compreendeu a necessidade de transformação e nós saímos de ensino fundamental e entramos para a educação profissional e revolucionamos a nossa escola e o nosso fazer, nos dando condições de proporcionar à comunidade melhores condições de ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou o diretor do CEEP, Wilson da Rocha Rodrigues.
“Existe um planejamento da Secretaria de Estado de Educação, priorizando as escolas que estão com mais dificuldade, como a Widal Roma, que há 18 anos não era reformada. Esta aqui, aliás, é uma escola muito especial porque é profissionalizante. Somos até modelo e já recebemos outros estados para mostrar o que estamos fazendo e nossa intenção é, com o tempo, ampliar a formação profissional para todo o ensino médio”, informou a secretária Maria Cecilia.
O CEEP recebeu reforma e pintura do muro, ampliação de uma bateria de banheiros e um novo bloco que abriga auditório, cinco laboratórios científicos, quatro laboratórios tecnológicos, biblioteca e refeitório. “A escola nos deu mais possibilidade de aprender ainda mais e eu já posso trabalhar na área, chegar à faculdade com noções da carreira que escolhi”, disse Emiliyn Souza Silva, 15 anos, estudante do curso de Serviços Jurídicos.