Desde o ano de 2020 professores e estudantes utilizam ferramentas tecnológicas conectadas à internet para as atividades remotas.
Campo Grande (MS) – Aplicativos e plataformas gratuitas disponibilizadas por empresas como a google, com destaque para o classroom, MEET, e seus formulários tem sido recursos rotineiros na vida de estudantes das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
Na Escola Estadual Professor Alício Araújo, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria), localizada na rua José Luiz da Silva, 3020, Bairro Terra Roxa, jurisdicionada à Coordenadora Regional de Educação (CRE 5) de Dourados, não tem sido diferente, visto que professores e estudantes possuem um cronograma de aulas online e atividades assíncronas que se adéquam às necessidades curriculares e socioemocionais dos estudantes.
De acordo com gestores Marcos Falco de Lima e Adriano Cosma a utilização desses recursos não se restringe somente aos docentes e discentes, mas à equipe pedagógica como coordenadores de área, coordenadoras pedagógicas e aos gestores que os utilizam para reuniões pedagógicas, formação continuada, Webinários e encontros com pais e responsáveis.
Biblioteca Virtual
Além dessa rotina diária, a Escola tem realizado ações que objetivam amenizar o impacto da pandemia no projeto de vida dos estudantes, proporcionando outras ferramentas que potencializem a proposta pedagógica da instituição. Uma dessas ações ocorreu com as (os) professoras (es) da área das linguagens, sob a coordenação de Ana Luiza Sotolano, que em parceria com a área técnica de informática, criaram uma nova possibilidade para o acesso à leitura deleite e de exigência curricular, elaborando um repositório de obras literárias gratuitas, além de documentários e filmes.
Com a Biblioteca Virtual, conforme ressalta o desenvolvedor do repositório, Kennedy dos Santos Silva, oportunizará aos estudantes buscarem num único local, de maneira organizada e atual, obras solicitadas pelos professores ou ainda livros, filmes ou mesmo documentários que queiram acessar como entretenimento.