Governo MS Transparência FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Webmail
    • Plano Estadual
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

Escolas jurisdicionadas a CRE-3 comemoram Semana Nacional da Língua Brasileira de Sinais

  • 04 maio 2022
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Corumbá, CRE-3
  • Compartilhar:

Na ocasião foram registrados significativos e fecundos momentos de compartilhamento entre os estudantes que utilizam a Libras como primeira língua (L1) e os demais da comunidade escolar

Campo Grande (MS) – Em atenção à Semana Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorada de 25 a 28 de abril, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, jurisdicionadas a Coordenadoria Regional de Educação CRE3 (Corumbá e Ladário), realizaram atividades alusivas a Lei n. 10.436, sendo celebrada a data com a participação ativa de gestores, coordenadores, professores, TILs e estudantes.

Unidades jurisdicionadas à CRE 3 realizaram atividades alusivas.

Na ocasião foram registrados significativos e fecundos momentos de compartilhamento entre os estudantes que utilizam a Libras como primeira língua (L1) e os demais da comunidade escolar. Momento ímpar de socialização das diferenças como produtores de conhecimentos.

Ações no ambiente escolar

A escola João Leite de Barros, por exemplo, desenvolveu um cronograma para promover a visibilidade da Libras: grande parte da comunidade escolar, com indumentárias na cor AZUL (conversa sobre a relação da cor com a data), em articulação com a disciplina de Projeto de Vida que tem como regente a professora Orsolina Silva Fernandez da Conceição atuaram juntamente com a estudante protagonista: Larissa de Carvalho Cavassa.

Semana Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorada de 25 a 28 de abril

Em conversa com os estudantes, a estudante Larissa utilizou sua L1 para explicar o porquê de esta ser sua primeira língua, bem como apresentou em slides e sinalizou o alfabeto manual, saudações e as palavras que utilizam com mais frequência no ambiente escolar.

Dado o momento comemorativo, o protagonismo do sujeito surdo, a oportunidade e abertura concedida pelos membros da instituição, a promoção do uso da Língua de Sinais em ambientes escolares, podemos dizer que, houve um marco na história desta instituição. O respeito pela manifestação das diferenças se fez presente.

Semana Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorada de 25 a 28 de abril

Em contrapartida os estudantes de sala igualmente sinalizaram, conforme os comandos da estudante. Já no âmbito coletivo, os estudantes do 3º ano Ensino Médio, confeccionaram um mural exposto no corredor de entrada da escola e adornaram o local com balões azuis, isso transcorrendo em trabalho conjunto entre gestoras, coordenação, professoras de área, TILS e estudantes.

No AJA (Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem) da EE Maria Leite a estudante Maria Aparecida Lopez Fernandes, juntamente com a TILS, mobilizaram a sala com uma gincana de sinais básicos em Libras, o entusiasmo participativo tomou conta da atividade.

Em Ladário na EE Leme do Prado – Extensão Marques de Tamandaré, o Hino Nacional em Libras abriu a noite das atividades escolares, após, o estudante Thiago Vasquez expos para os demais estudantes sua trajetória estudantil relembrando momentos em que logo que iniciou sua vida escolar não contava com o Tradutor Intérprete de Libras e a importância da cada um saber o essencial para se comunicar com as pessoas surdas, demonstrando a luta das pessoas surdas e suas conquistas.

“Como visto neste relato, as possibilidades destas manifestações e interações apresentaram vastos pontos positivos, não somente para a formação dos alunos surdos, mas, para toda a comunidade escolar presente. Assim procederam as escolas”, enfatiza coordenadora da CRE-3, Patrícia Acioli.




Últimas Notícias

  • Estudantes da EE Jonas Belarmino da Silva são selecionadas para Programa Futuras Cientistas  
  • SED divulga relação nominal do cadastro de professor temporário de Educação Profissional
  • Com 205 dias para o ano escolar, SED divulga calendário para ano letivo de 2023
  • Governo garante 486 mil uniformes e 193 mil kits escolares para a volta às aulas
  • Secretaria de Educação publica remanejamento de vagas em concurso para professor
  • Aprovados em concurso administrativo da SED são convocados para inspeção médica e posse
  • Curso de Formação do Programa de Enriquecimento Instrumental é realizado na EE Coração de Maria
  • Etapa de efetivação de matrículas termina nesta sexta-feira
  • Projeto FINAN da EE Coração de Maria está na fase semifinal do Desafio Liga Jovem
  • Governo de MS convoca mais 265 e totaliza 722 professores do concurso 2022
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº - Bloco V
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.