De acordo com idealizadora da atividade, as mensagens podem ser livres ou direcionadas, como por exemplo em datas comemorativas ou de reflexão sobre temas contemporâneos.
Campo Grande (MS) – Os estudantes da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, de Campo Grande, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, escreveram e enviaram, nesta semana, cartas com mensagem de paz. As cartas foram escritas de forma livre e podiam ser enviadas a quem os estudantes tivessem interesse.
A coordenadora pedagógica Ana Oliveira recebeu uma carta do estudante Davi Souza Basso do 4º ano A do Ensino Fundamental, com a seguinte mensagem: “Olá, Coordenadora. Admiro seu grande trabalho, espero que esteja bem. Você já me ajudou muito em um dia especial que eu estava mal, mas estou enviando isso porque quero te valorizar. Bye. Assinado Davi 4º A”. “Eu fiquei encantada, tanto pela surpresa quanto pelo que o estudante escreveu, é comum professores receberem cartas, mas na coordenação foi a primeira vez. O estudante escreve muito bem para a sua idade” afirma Ana Oliveira.
Mensagens Livres
De acordo com a professora Mara Nogueira, idealizadora da atividade, as mensagens podem ser livres ou direcionadas, como por exemplo em datas comemorativas (Dia do Professor, Dia das Crianças, Dia do Servidor, dentre outras) ou de reflexão sobre temas contemporâneos (questões ambientais, preconceitos, dentre outros).
“Sinto que estou fazendo um excelente trabalho, muitos veem a inspetora com medo, sinto que comigo é diferente, eles me veem como amiga, conselheira até mesmo como uma mãe, que ouve, dá colo, carinho e também dá bronca com jeitinho para eles não ficarem bravos… E eu amo essas cartinhas” diz Léia Souza Ribeiro, que desempenha a função de inspetora de estudantes, e também recebeu cartinhas.
Nesta atividade os estudantes podem utilizar material decorativo, ilustrativo, figuras, papel de carta, folhas de sulfite coloridas e até mesmo adesivos, deixando suas produções criativas e com marcas de sua identidade, de modo que todos serão incentivados a produzir e ilustrar seus textos, para tanto o objetivo da proposta é compartilhar a PAZ.
As Práticas de Convivência e Socialização – PCS fazem parte da proposta da Educação Integral em Tempo Integral – Escola da Autoria e acontecem no período destinado ao almoço dos estudantes, das 11h20min às 13h, com duração de 2 horas aulas diárias, totalizando 10 horas semanais.
As atividades visam ampliar os tempos e espaços de acesso dos estudantes a diferentes produções artísticas clássicas e contemporâneas, assim como as digitais de forma ativa em que compreenda, valorize e também produza de forma autônoma, visando assim fortalecer seu protagonismo.
A escola oferece também outras oficinas, sendo estas: MobGrafia, Leitura Multimodal, Yoga, Jogos e Desafios, Rodas de Conversas, CriatiBrincando, Gincana Escolar e Oficina Anime.