Os laboratórios didáticos móveis simulam fenômenos naturais no ambiente escolar, auxiliam os professores nas aulas experimentais e favorecem o despertar dos estudantes pela prática científica.
Campo Grande (MS) – Os estudantes dos 6° anos da EE Professor Henrique Ciryllo Correa, em Campo Grande, estiveram na Sala Multiuso, para realizarem atividades práticas sobre reações químicas utilizando o Laboratório Didático Móvel com mediação da professora de Ciências Juliana Jesus De Moura Dias.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as reações naturais que podem provocar o Intemperismo nas rochas, permitindo a formação do solo e de novos tipos de rochas.
Já os estudantes dos 7° anos realizaram atividades práticas sobre reações químicas. Por meio das demonstrações, os estudantes conheceram as reações químicas que ocorrem na natureza e relacionaram com a composição química do Ar Atmosférico.
Laboratórios didáticos
Os laboratórios didáticos móveis simulam fenômenos naturais no ambiente escolar, auxiliam os professores nas aulas experimentais e favorecem o despertar dos estudantes pela prática científica. Essas práticas das ciências visam estimular no professor e no estudante seu poder de criatividade além de ajudá-los a desenvolver, construir e organizar seu conhecimento.
Constam nos manuais várias experiências de fácil execução, seguras, em condição de micro escala, o que proporciona economia dos materiais e comprometimento com a conservação do meio ambiente.
Os Laboratórios Didáticos Móveis fazem parte de uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo oportunizar mais eficiência no cumprimento do planejamento dos professores. Para atender as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Estado de Educação (SED) já realizou a entrega de 181 “EscoLabs”, com um investimento que passa da marca de R$ 11,4 milhões. Para ampliar ainda mais o número e escolas atendidas, serão encaminhados outros 126 laboratórios móveis, com um investimento de cerca de R$ 8 milhões.