Dentre os objetivos estão despertar e motivar os estudantes pelo estudo das Ciências Naturais, incentivar os talentosos ao ingresso nas áreas científicas e tecnológicas
Estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino de Mato Gtosso do Sul), assistido pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para altas Habilidades/Superdotação), são medalhistas na ONC – Olimpíada Nacional de Ciências.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto BUTANTAN, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa Olimpíada é um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.
A Olimpíada Nacional de Ciências se destina aos estudantes matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos citados acima.
Dentre seus objetivos, destacam-se: despertar e motivar os estudantes pelo estudo das Ciências Naturais; incentivar estudantes talentosos a ingressarem nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos e proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.
Vencedores
Os estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar Para Altas Habilidades/Superdotação, de Campo Grande e interior, são medalhistas na ONC de 2023, Gabriel Nesta Soares Corrêa, conquistou medalha de ouro e Gabriel Fernandes Bueno, conquistou medalha de bronze, os dois estudantes são de Dourados.
O estudante Miguel Pergher de Oliveira, conquistou medalha de prata, a estudante Júlia Silva Manzano, conquistou medalha de bronze e o estudante Cássio Queiroz Minozzo, obteve menção honrosa, os três estudantes são de Campo Grande-MS.
Os estudantes foram orientados pela professora Ana Paula Floriano Santos, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Química, sob coordenação de Cynthia Garcia Oliveira.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, agradece a participação dos estudantes do CEAM/AHS na Olimpíada Nacional de Ciências, assim como “a importância de Olimpíadas como a ONC na difusão do conhecimento, além do aprimoramento dos estudantes aos saberes científicos e tecnológicos”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAM