O evento envolveu mais de 30 estudantes do Projeto Treinamento Desportivo nas Escolas, de 05 unidades escolares da REE de Campo Grande e universitários da UFMS.
Aconteceu no último sábado, dia 2 de dezembro, pela manhã, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, o Festival de Natação Prodesc/UFMS. Este evento, contou com a participação de cerca de trinta alunos, de unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) de Campo Grande e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que frequentam o projeto.
O Projeto é parte integrante do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), que tem como objetivo, promover a formação e desenvolvimento esportivo dos estudantes-atletas da REE, possibilitando condições e oferecendo suporte para treinamento especializado aos estudantes interessados das escolas estaduais, em ações cooperadas em ambiente de integração, que permita intercambio e experiências, sistemas, metodologias e soluções. O Programa é desenvolvido pela Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), articulada com a SED (Secretaria de Estado da Educação), por intermédio do NESP (Núcleo de Esportes-NESP/SUPED/SED).
O festival teve como objetivo principal verificar do desenvolvimento e aprendizado individual e coletivo na natação, dos alunos que participam do Projeto Treinamento Desportivo nas Escolas, que conta cerca de três anos, com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Trata-se da preparação para uma melhor qualidade de vida, valorizando os princípios e valores à luz dos pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser) e, dos valores olímpicos e paralímpicos, (Amizade, coragem, determinação, excelência, inspiração e respeito), aplicáveis não somente aos Jogos e Competições, mas especialmente à educação e à sociedade.
É reconhecido em sua importância e credibilidade por resultados já alcançados, mostrando-se como instrumento essencial para efetivação de políticas públicas voltadas para o desporto escolar/educacional, base sustentável para o fortalecimento das competências esportivas e para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes-atletas.
O Festival
Aconteceu com as provas 25 metros de cada estilo, crawl, costa, peito e borboleta. Todos participantes foram premiados, já que a finalidade não seria um vencedor, mas sim constatar o quanto eles evoluíram em seu aprendizado. Estes resultados são de suma importância tanto para os alunos, quanto para professores e envolvidos no Projeto que é desenvolvido pelo Prodesc em parceria com a UFMS.
“Cada um, poderia nadar, da forma que sabia e conseguia. Com prancha ou sem ela, com saídas do bloco ou da borda da piscina, tudo conforme sua capacidade e progressão. O que sabiam e o que melhoraram”, menciona professora professora Bruna Balasso, que atende Escola Estadual Professora Maria Flavina da Silva, com alunos de 15 a 17 anos.
“Nós dividimos os participantes em grupos de três, por sexo e com mais ou menos o mesmo nível de aprendizado, para não sentirem desmotivados”, relata professora Graziela Maria de Carvalho, que atende as escolas estaduais Elvira Mathias Oliveira e Orcirio Thiago de Oliveira, com alunos de 12 a 17 anos.
Este ano o Festival de Natação também teve participação da Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves e da Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos que são atendidos pelo Prodesc. Além da participação especial de oito acadêmicos da UFMS.
“Tanto o festival, como o projeto, são ferramenta de inclusão social permitindo contribuir para a diminuição das desigualdades e abertura de novas oportunidades, uma vez que, possibilitam aos estudantes o acesso à prática esportiva nas diversas modalidades ofertadas, na conformidade com as faixas etárias pré-estabelecidas”, finaliza professora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Prodesc