Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participa no dia 29 de maio, da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC), organizada pela B8 Projetos Educacionais em parceria com a Fundação Estudar e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
A Olimpíada Brasileira de Ciências é uma competição que ocorre em duas fases, com o objetivo de selecionar os estudantes que irão representar o nosso País na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) e na Olimpíada de Ciências Júnior Americana (OCJA). Esses torneios são disputados anualmente em local itinerante entre estudantes de até 15 anos, avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente.
O CEAM/AHS participa da primeira fase da OBC – composta por 45 questões de múltipla escolha (15 testes de cada disciplina, seguindo as regras de pontuação da Prova Teste da IJSO) com duração de três horas – com um total de cinco estudantes matriculados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Química, orientados pela professora doutora Ana Paula Floriano Santos.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, reitera que “a OBC é considerada como uma das maiores provas de Ciências do Brasil, por seu caráter seletivo para nível internacional e tem demonstrado sua importância em nível acadêmico da área de Ciências da Natureza”, finaliza.