Evento ocorre em três fases, duas on-line e uma presencial, que abrange geografia, história, atualidades e tecnologia, artes, cultura nerd, e ciências.
Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participou entre os dias 18 a 21 de setembro, da 1ª fase da prova da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), organizada pelo Instituto Alpha Lumen, em parceria com a China – Hope Cup International, que promoveram a 1ª edição brasileira da OIMC, objetivando a integração entre os estudantes, além de estimular a pesquisa e a interdisciplinaridade.
A Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC) se divide em três fases, sendo duas on-line e uma presencial, que abrange diversas áreas do conhecimento, como geografia, história, atualidades e tecnologia, artes, cultura nerd, e ciências.
O Centro participou com quatro times que foram compostos por estudantes dos Atendimentos Educacionais Especializados – AEE de Arte, Música, Química, Física, Ciências, Inglês e Matemática, em um total de vinte estudantes, divididos conforme o ano escolar determinado para cada grupo, coordenados pela professora Elke Penha Benites, sendo Grupo 1: 4º e 5º ensino fundamental, Equipe I: Alta Pressão; Grupo 2: 6º e 7ºano do ensino fundamental, Equipe II: Elite da Matemática; Grupo 3: 8º e 9ºano do ensino fundamental, Equipe III: Arquimedes; Grupo 4: 1º do ensino médio, Equipe IV: “Matemágicos de Campo Grande’’.
As quatro equipes participantes classificaram-se para a 2ª Fase da Olimpíada que aconteceu no dia 21 de outubro, com questões exclusivas da área de matemática. Já em formato da etapa Internacional, onde as equipes I e II receberam certificado de participação e as equipes lll e lV foram premiadas com medalhas de prata e participarão de uma confirmação de desempenho, que ocorrerá no próximo dia 17 de novembro para definir a equipe Diamante, que representará o Brasil na China.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais afirma que as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam aos estudantes com altas habilidades/superdotação, novas descobertas, experiências, ideias, técnicas e conhecimentos, “a Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento, têm estimulado nossos estudantes a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias, trazendo um novo ânimo aos estudantes diante do contexto social que estamos vivendo”, enfatiza.