A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 29 de outubro. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2020.
Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), através da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), está realizando na tarde desta sexta-feira (27.9), na sala de reuniões da SED, prova seletiva do Programa Jovens Embaixadores.
De acordo com superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher, que recepcionou os participantes na SED, concorrem a prova seletiva 13 estudantes do Ensino Médio, matriculados na Rede Estadual de Ensino (REE), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Colégio Militar, “serão selecionados 04 estudantes de Mato Grosso do Sul para etapa Nacional”, enfatiza.
Para participar, conforme menciona a gerente de Ensino Médio, Márcia Proescholdt Wilhelms, é preciso ter entre 15 e 18 anos até 10 de janeiro de 2020, cursar o ensino médio na rede pública, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e que tenham espírito empreendedor há pelo menos um ano.
Também serão avaliadas, de acordo com o edital, características pessoais dos candidatos, como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade. Programa Jovens Embaixadores 2020, promovido pela Embaixada EUA Brasil, leva anualmente 50 estudantes da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Os estudantes que se encaixaram nos critérios especificados, receberam uma reposta automática de adequação aos pré-requisitos básicos, após o processo de seleção, ocorre a prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da equipe de representantes do Programa Jovens Embaixadores em sua residência. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 29 de outubro. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2020.
O programa
Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa.
Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família estadunidense, assistem a aulas e participam de atividades ligadas a responsabilidade social e empreendedorismo.