Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Gestores e coordenadores da Escola da Autoria realizam formação continuada

  • 07 fev 2020
  • Categorias:Escola da Autoria
  • Compartilhar:

Formação, no Centro Mariluce Bittar, de 06 a 07 de fevereiro, foi para reflexão, melhoria e práticas cotidianas das Escolas da Autoria para 2020.

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR), está realizando, de 06 a 07 de fevereiro, no Centro de Formação e Pesquisa Professora Drª. Mariluce Bittar, Formação Continuada aos diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos, das Escolas Estaduais em Tempo Integral do Ensino Fundamental e Ensino Médio, inseridas no Programa Escola da Autoria.

Secretária Cecília Motta explanando aos gestores e coordenadores na Formação Continuada

De acordo com a coordenadora de Formação Continuada, Alessandra Ferreira Beker, o intuito da formação foi proporcionar momentos de estudos, diálogos e troca de experiências com gestores e coordenadores pedagógicos, na perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral, no contexto das políticas educacionais e dos processos de gestão pedagógica, administrativa e financeira.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta relatou a importância da Escola da Autoria em Mato Grosso do Sul, “a palavra autoria, nos remete a autoria para vida, o professor é autor de políticas públicas, os estudantes são autores da sua aprendizagem, hoje o gestor tem que estar em constante evolução, aprender a aprender, acompanhar a evolução educacional, tecnológica e de pesquisa, bem como deixar para o jovem o papel do protagonista”, enfatiza secretária.

Secretário Eduardo Riedel, representando governador, menciona que a meta é aumentar a oferta em 2021.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, representando o governador Reinaldo Azambuja, mencionou aos diretores e coordenadores escolares a importância do gestor de política pública de educação, “, Ao abordar sobre Escola da Autoria temos que resgatar a origem dos trabalhos em 2015, mesmo o país em crise econômica, implantamos o modelo em Tempo Integral da REE, apostando na formação de pessoas, não apenas uma mudança de tempo e presença do estudante na sala de aula, mas mudança de grade, currículo, de conceito de administração da própria escola, um programa ousado, onde, junto com nossos parceiros, a partir de 2021, a pretensão é de  incluir 35 escolas por ano no modelo em Tempo Integral em Mato Grosso do Sul”, enfatiza Eduardo Riedel.

Formação

Na formação com equipe gestora das Escolas Estaduais em Tempo Integral, as temáticas abordadas foram: contextualização do Marco Histórico e legal da proposta da educação em tempo integral no Brasil e no Mato Grosso do Sul, relato de experiências dos gestores das escolas em tempo integral de MS, atribuição da equipe gestora na perspectiva das escolas em tempo integral, proposta pedagógica de educação integral, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sistemas da SED e Programas Federais.

Escolas da Autoria

Secretário-adjunto Edio Castro recepcionando os gestores da Escola da Autoria, no Centro de Formação.

Em Mato grosso do Sul, a oferta do Ensino em Tempo Integral é realizada desde 2015. Em 2017 passou a ser nomeada como Programa Escola da Autoria, elevou a ideia do Ensino em Tempo Integral à um novo patamar. Com a proposta, o estudante se tornou protagonista, passou a conviver de forma mais ativa no ambiente escolar e ganhou novas perspectivas com disciplinas que aliam as teorias da sala de aula com as práticas do cotidiano.

Se no Ensino Médio o programa se tornou referência, no Fundamental não foi diferente, hoje são 58 Escolas Estaduais que ofertam Ensino em Tempo Integral no Ensino Fundamental e Médio, lembrando que algumas escolas ofertam de forma híbrida, ou seja, tanto Ensino Fundamental, quanto Ensino Médio na mesma unidade escolar.

Fotos: Juarez Júnior

Últimas Notícias

  • Protagonismo e ações inovadoras são destaque do Grêmio Estudantil da EE Marechal Rondon
  • Grêmio Estudantil da EE Maria Leite realiza “Varal Solidário”
  • SED/MS lança e-book com práticas inclusivas para estudantes com deficiência auditiva na Rede Estadual de Ensino
  • Atividades lúdicas e interativas são trabalhadas no projeto Jogos Educativos na EE Delmira Ramos dos Santos
  • Inscrições para o Solve for Tomorrow Brasil 2025 são prorrogadas até 16 de julho
  • Escola da REE, da comunidade indígena Guató, é inaugurada no Pantanal
  • SED inicia inscrições para Curso de Libras EAD no dia 14 de julho em MS
  • Festa Julina vira sala de aula: alunos aprendem educação financeira de forma divertida na EE Octacílio Faustino da Silva
  • Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital