Formação, no Centro Mariluce Bittar, de 06 a 07 de fevereiro, foi para reflexão, melhoria e práticas cotidianas das Escolas da Autoria para 2020.
Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR), está realizando, de 06 a 07 de fevereiro, no Centro de Formação e Pesquisa Professora Drª. Mariluce Bittar, Formação Continuada aos diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos, das Escolas Estaduais em Tempo Integral do Ensino Fundamental e Ensino Médio, inseridas no Programa Escola da Autoria.
De acordo com a coordenadora de Formação Continuada, Alessandra Ferreira Beker, o intuito da formação foi proporcionar momentos de estudos, diálogos e troca de experiências com gestores e coordenadores pedagógicos, na perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral, no contexto das políticas educacionais e dos processos de gestão pedagógica, administrativa e financeira.
Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta relatou a importância da Escola da Autoria em Mato Grosso do Sul, “a palavra autoria, nos remete a autoria para vida, o professor é autor de políticas públicas, os estudantes são autores da sua aprendizagem, hoje o gestor tem que estar em constante evolução, aprender a aprender, acompanhar a evolução educacional, tecnológica e de pesquisa, bem como deixar para o jovem o papel do protagonista”, enfatiza secretária.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, representando o governador Reinaldo Azambuja, mencionou aos diretores e coordenadores escolares a importância do gestor de política pública de educação, “, Ao abordar sobre Escola da Autoria temos que resgatar a origem dos trabalhos em 2015, mesmo o país em crise econômica, implantamos o modelo em Tempo Integral da REE, apostando na formação de pessoas, não apenas uma mudança de tempo e presença do estudante na sala de aula, mas mudança de grade, currículo, de conceito de administração da própria escola, um programa ousado, onde, junto com nossos parceiros, a partir de 2021, a pretensão é de incluir 35 escolas por ano no modelo em Tempo Integral em Mato Grosso do Sul”, enfatiza Eduardo Riedel.
Formação
Na formação com equipe gestora das Escolas Estaduais em Tempo Integral, as temáticas abordadas foram: contextualização do Marco Histórico e legal da proposta da educação em tempo integral no Brasil e no Mato Grosso do Sul, relato de experiências dos gestores das escolas em tempo integral de MS, atribuição da equipe gestora na perspectiva das escolas em tempo integral, proposta pedagógica de educação integral, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sistemas da SED e Programas Federais.
Escolas da Autoria
Em Mato grosso do Sul, a oferta do Ensino em Tempo Integral é realizada desde 2015. Em 2017 passou a ser nomeada como Programa Escola da Autoria, elevou a ideia do Ensino em Tempo Integral à um novo patamar. Com a proposta, o estudante se tornou protagonista, passou a conviver de forma mais ativa no ambiente escolar e ganhou novas perspectivas com disciplinas que aliam as teorias da sala de aula com as práticas do cotidiano.
Se no Ensino Médio o programa se tornou referência, no Fundamental não foi diferente, hoje são 58 Escolas Estaduais que ofertam Ensino em Tempo Integral no Ensino Fundamental e Médio, lembrando que algumas escolas ofertam de forma híbrida, ou seja, tanto Ensino Fundamental, quanto Ensino Médio na mesma unidade escolar.
Fotos: Juarez Júnior