O objetivo é despertar a prática da leitura e desenvolver algumas habilidades e competências, tais como a criatividade, expressão artística e corporal bem como a comunicação verbal e não-verbal.
Na Escola Estadual Indígena Professor Atanásio Alves, que oferta ensino em tempo integral, localizada na Aldeia Lalima, no município de Miranda, foi criado o grupo de teatro “Alma da Natureza”, onde público-alvo são os estudantes do ensino médio integral.
O teatro surgiu através da avaliação diagnóstica de defasagem de aprendizado, referente à interpretação textual e dificuldades de comunicação. Considerando essas necessidades, o coordenador de área de Linguagens Alcides Gabilon resolveu levar a proposta de trabalhar o teatro com o objetivo de despertar a prática da leitura e desenvolver algumas habilidades e competências, tais como a criatividade, expressão artística e corporal bem como a comunicação verbal e não-verbal.
Assim, dando vida a diversos personagens da Literatura, os estudantes Raquele Vieira Pinheiro, Ana Paula Ximenes Pires, Jamile de Souza Lima, Kaylon Xavier Andrade e Rabi dos Santos Rodrigues abraçaram a causa e lideram o grupo com muita maestria.
De acordo com o coordenador Alcides Gabilon, essa foi uma estratégia criada para tornar a leitura como um hábito prazeroso no cotidiano do estudante, além de despertar a curiosidade dos estudantes e concretizando o gosto pela leitura melhorando a interpretação textual.
“Hoje, o teatro é trabalhado de acordo com o projeto Interdisciplinar “Prosa e Poesia” e utilizado na recomposição das aprendizagens tendo como participação os professores da área de Linguagens”, finaliza diretora Rita de Cássia Neto.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar