Nesta quarta-feira (8), escolas da (REE) Rede Estadual de Ensino realizaram ações para homenagear as mulheres pelo seu dia. Professoras, estudantes, diretoras, coordenadoras, profissionais de apoio, servidoras administrativas, mães… todas aquelas que fazem parte da comunidade escolar foram parabenizadas pela data de hoje, mulheres que diariamente somam esforços e tanto fazem pela Educação do Estado.
Na Escola Estadual José Mamede de Aquino, localizada em Campo Grande, mães dos estudantes foram convidadas a participarem de uma palestra cujo tema abordou os cuidados com a saúde da mulher. O evento, que também aconteceu no período vespertino, fez parte da ação do 1º Encontro Família e Escola.
Para Kelven Jones Amarilha, enfermeiro residente da UBSF (Unidade Básica da Saúde da Família) Aero Itália, é importante essa parceria das unidades de saúde com as escolas, pois “esta é uma estratégia que a gente encontra de levar a saúde até os adolescentes, e consequentemente aos pais. É importante falar sobre a saúde do corpo às mães, para que elas sejam orientadas a procurar por recursos junto aos profissionais da saúde. Com os pais recebendo essa instrução, eles conseguem informar suas filhas e evitar o agravamento da saúde”, disse o ministrante da palestra.
Mãe de uma adolescente matriculada na Escola, Marygleyce da Silva de Moura valorizou o fato de a palestra ser realizada no Dia da Mulher. Segundo ela, “este é um tema que faz parte do cotidiano dos jovens e deve ser bem comentado, então é bom a gente se abrir com o adolescente, conversar mais com eles”, disse.
A ação foi pensada para estimular não somente que as mães se cuidassem, mas valorizar o olhar cuidadoso para com as meninas e jovens, e também incentivar o diálogo em casa, pois “quando as estudantes recebem esses conhecimentos sobre o cuidado com a sua saúde, o tabu não está mais na escola, mas está em casa. E conversar sobre essas questões em casa acaba sendo mais importante do que conversar na escola, pois o relacionamento com os pais é para a vida toda. Queremos promover a reflexão para que meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade, como uma pessoa com direitos, com opiniões independentes e que saibam que o destino delas não está traçado”, declarou Diana Pilatti Onofre, diretora da EE José Mamede de Aquino.
Também em Campo Grande, a Escola Estadual Luiza Vidal Borges Daniel realizou uma acolhida especial para parabenizar as mulheres da instituição. A partir do estudo do livro Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, realizada pelos alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio, em 2022, os estudantes homenagearam Marta – jogadora de futebol seis vezes reconhecida como a melhor do mundo, Hortência – ex-jogadora de basquetebol brasileira, considerada uma das maiores atletas femininas e Dandara dos Palmares – um dos principais nomes da luta negra no Brasil. Além disso, mimos foram entregues para todas.
As histórias apresentadas, contou Valéria Aparecida Zanetti, diretora da instituição, partiu dos próprios estudantes, pois a partir da leitura e reflexões realizadas, “alunas identificaram-se com mulheres que se destacaram em esporte predominantemente masculino. Além disso, um aluno destacou que há uma fala sempre pautada em Zumbi, precisando legitimar o papel da Dandara na luta do povo negro”, disse.
“Nossa intencionalidade foi buscar revisitar o papel da mulher na sociedade e dar destaque a um dia de reflexão e de necessidade de luta por políticas públicas para as mulheres”, concluiu Valéria Aparecida Zanetti.
Conforme informações de Celso Nicolau Albuquerque, diretor da Escola Estadual Caetano Pinto, localizada em Miranda, os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio estão participando do projeto ‘Mulher… a força que vem do coração!’, que tem como objetivos promover o debate a respeito da conscientização da luta e dos direitos das mulheres, assim como o seu protagonismo na sociedade – com destaque à algumas personagens da literatura, além de valorizar figuras femininas as quais eles têm contato direto, de modo a atribuir um significado maior à data.
A EE Caetano Pinto ainda realizou neste 8 de março um evento de valorização da mulher mirandense, com apresentações de jogral, música, poesia e dança. Além disso, foi falado sobre os direitos das mulheres, explicado a história do Dia da Mulher com destaque às lutas de todas, também proposta uma reflexão sobre a discriminação da mulher na aldeia indígena e a importância de termos representantes femininas na política. Por fim, todas as estudantes receberam uma lembrancinha e 50 mudas de Ipê foram entregues às professoras e convidadas.
Essas ações realizadas “vêm para materializar a importância do dia, que é uma representação das lutas das mulheres do decorrer de toda história para chegarmos ao lugar que chegamos hoje. Esses movimentos que as escolas realizam não somente no dia 8 de março, mas ao decorrer do mês de março, vêm para elucidar, comemorar esses avanços e lembrar as lutas das mulheres”, disse Amanda Ferreira de Andrea, psicóloga educacional da COPED (Coordenadoria de Psicologia Educacional).
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED e acervo das escolas