O projeto contribui para uma merenda saudável, educação alimentar, até a possibilidade de ser palco para atividades de ensino de ciências e educação ambiental.
Campo Grande (MS) – Estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, sob coordenação da professora de Matemática Patrícia Sakaue, participam do projeto Horta, no qual os discentes do 2º ano são responsáveis pela manutenção das hortaliças.
A implantação de hortas em escolas é recomendada por diversos fatores, desde a contribuição para uma merenda saudável, quanto ao debate sobre educação alimentar, até a possibilidade de ser palco para atividades de ensino de ciências e educação ambiental.
“Na escola não há espaço físico para construção de uma ampla horta e a solução que encontramos foi improvisar em um corredor lateral da escola. Foi surpreendente o fato de que o espaço físico reduzido originalmente visto por nós como um fator limitante no desenvolvimento do projeto se mostrou positivo ao motivar trabalho em grupo pautado no revezamento, cordialidade e respeito entre os colegas”, menciona diretor adjunto Nelson da Silva Marques.

A primeira colheita ocorreu no final do primeiro semestre, quando hortaliças cultivadas pelos alunos foram adicionadas à merenda. “Foi enorme a aceitação do alimento e o entusiasmo em participar do processo”, relata professora Patrícia.
“Nossa experiência em desenvolver uma horta escolar, no entanto, mostra que com criatividade, entusiasmo e dedicação, os desafios podem ser vencidos. Com o objetivo de contribuir com a implantação de futuras hortas escolares, demonstramos que mesmo mediante desafios, projetos, como o nosso, podem ser facilmente replicados em qualquer escola e trazem um resultado recompensador nos campos pedagógico, social e da saúde”, finaliza diretora Derciley Godin.