“O laboratório de arte é mais um recurso fundamental para que os professores utilizem em benefício da aprendizagem com qualidade”, enfatiza diretora.
Campo Grande (MS) – Preocupada com o desempenho dos alunos na disciplina de arte, a professora Liriane Pierezan, da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, em Aral Moreira, desenvolve ações para recuperar os estudantes com baixo rendimento. O trabalho está previsto no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos coordenadores pedagógicos da instituição com o apoio da direção.
A docente, direção, coordenação, professores e alunos conseguiram construir um laboratório de revelação fotográfica para facilitar o aprendizado dos alunos na prática com qualidade, “quando os alunos criam sua máquina, fotografa e leva ao laboratório para revelar, é um aprendizado para a vida inteira, com várias técnicas para se ter uma foto perfeita, além de trabalhar conceitos de Química e Física, o resultado final é emocionante para nós e, em especial, para nossos alunos”, enfatiza Liriane.

De acordo com a diretora Derciley Godin as ações são de extrema importância, “o laboratório de arte é mais um recurso fundamental para que os professores utilizem em benefício da aprendizagem com qualidade”.
Pinhole
Fotografias pinhole são imagens obtidas em dispositivos que não utilizam lentes. Essas imagens são registradas em material que é sensibilizado pela luz, como papel fotográfico ou filme. Chamamos esses dispositivos de câmera pinhole. A pinhole (buraco de agulha) é basicamente uma câmara escura que tem um pequeno orifício em um lado da câmara. O papel fotográfico ou o filme é colocado na câmara escura do lado oposto ao furinho.
Para a Professora Liriane Pierezan, alguns exemplos de câmeras pinhole feitas com diversos tipos de materiais e com adaptação de câmeras fotográficas convencionais, “ por ser de fácil construção, a pinhole pode ser utilizada como recurso didático em diferentes áreas do conhecimento como Artes, História, Física, Química e Matemática. Facilita, por exemplo, compreender o processo de formação da imagem no olho, além dos conceitos de Matemática, Física e Química, envolvidos na construção das câmeras, no processo de revelação, formação da imagem no papel ou na película”, finaliza a docente.