Com o intuito de auxiliar o discente suprir lacunas quanto à aprendizagem, a CRE-3 propiciou apoio pedagógico aos estudantes concluintes do ensino médio.
Campo Grande (MS) – Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3), realizou, para mais de 400 estudantes, de 12 Escolas Estaduais de Corumbá e de Ladário, nos dias 08 de agosto a 02 de setembro, ação intitulada CRE-3 na Escola: ENEM/2019, no intuito de proporcionar aos estudantes com desempenho aquém, preparar-se para concursos e exames, como vestibulares e ENEM
O projeto tem como escopo enfoque na necessidade de minimizar as dificuldades apresentadas pelos discentes no trabalho com as competências contempladas nas provas do ENEM, em especial, quanto à motivação para a produção de textos, interpretação de enunciados, argumentações, propostas de intervenção e resolução de problemas.

Com o intuito de auxiliar o discente suprir lacunas quanto à aprendizagem, a Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3) propiciou apoio pedagógico aos estudantes concluintes do ensino médio, para que, independente da escolha e do projeto de vida de cada um, estejam capacitados para qualquer processo de seleção pós-médio que almejem.
Para isso, durante todo o mês de agosto e início de setembro de 2019, por meio dos professores formadores das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Matemática da CRE-3, no contraturno das aulas das escolas estaduais, foram organizados encontros com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da REE de Corumbá e Ladário, para estudos, debates, resolução de problemas e de questões do ENEM, nas áreas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Conhecimentos Gerais, conforme cronograma previamente validado pelas escolas.

Para a realização das ações, buscou-se estudar, refletir e debater com os estudantes, desde as orientações contidas no manual do participante a orientações sobre como ler, interpretar enunciados, informações e dados; aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento; compreender como se estrutura a proposta de redação solicitada e como elaborar propostas de intervenção, observando as cinco competências avaliadas no ENEM.
A conclusão do Ensino Médio mostra aos jovens o fim de um ciclo essencial, a conquista de uma etapa educacional, substancial para garantir o acesso a outros setores da vida: cursos superiores, processos seletivos, concursos diversos, ingresso na carreira militar e mercado de trabalho.
A escola, de modo geral, vive momentos de construção da autonomia. Essa deve buscar qualidade com equidade e fortalecimento do ensino e da aprendizagem, de modo que o estudante seja protagonista, capaz de pensar e agir de maneira critica e ética para a transformação da realidade onde vive.

De acordo com a Coordenadora Regional de Educação de Corumbá, Maria Eulina Rocha dos Santos, “é fundamental que os estudantes das escolas públicas participem de ações como esses Aulões. O conhecimento em si deve ser amplamente significativo e prazeroso. Esses diálogos, além de elucidar dúvidas sobre Enem e Vestibulares, também podem potencializar o processo de formação integral do estudante, que não se restringe à transmissão de conteúdos, mas também à capacidade de lidar e resolver problemas. Nesse sentido, os Aulões no contraturno oportunizam isso”.
As Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário que participaram dos Aulões: ENEM/2019 são: Carlos de Castro Brasil, Dom Bosco, Dr. Gabriel Vandoni de Barros, Dr. João Leite de Barros, Júlia Gonçalves Passarinho, Leme de Prado, Maria Helena Albaneze, Maria Leite, Nathércia Pompeo dos Santos, Octacílio Faustino da Silva, Rotary Clube, 2 de Setembro.