Projetos foram classificados e alguns premiados em várias Feiras de Ciências e Tecnologias reconhecidas no cenário acadêmico estadual e nacional.
Campo Grande (MS) – Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada na região das Moreninhas, em Campo Grande, desenvolveu projetos em 2020, mesmo mediante o período de pandemia, engajou os estudantes e construíram aprendizagem criativa, colaborativa e exitosa. Projetos estes, que foram classificados e alguns premiados em várias Feiras de Ciências e Tecnologias reconhecidas no cenário acadêmico estadual e nacional.
A unidade oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, onde o estudante a figura central, ou seja, todas as metodologias e práticas desenvolvidas pela Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, são intencionalmente elaboradas com foco no desenvolvimento integral do estudante, abordando em todas as áreas do conhecimento os três eixos formativos que propiciam o protagonismo dos nossos jovens”.
Enfatiza-se na realização, o desenvolvimento intencional dos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais de cada estudante, por meio de processos educativos significativos que promovam a autonomia, o comportamento cidadão e a construção do seu projeto de vida.
Como resultado dessas pesquisas e práticas realizadas no sistema remoto on-line em 2020, ressalta-se a importância de se trabalhar com as metodologias ativas. Pois, através delas, os estudantes tiveram a oportunidade de participarem ativamente na construção do conhecimento, focados em desenvolver suas habilidades, competências e autonomia, saindo de uma perspectiva do Ensinar (centrado apenas na figura do professor) para a perspectiva do Aprender (Centrada na figura do estudante), tornando o professor como um grande orientador do aprendizado. Foram utilizadas diversas metodologias ativas, tais como: a Aprendizagem Baseada em Projetos, Pesquisa como princípio educativo, Aprendizagem colaborativa, Sala de aula invertida, Problematização, Gameficação e Protagonismo juvenil.
Esta Unidade Escolar compreende e fomenta o uso das Metodologias Ativas como desafios pedagógicos ligados às questões do cotidiano, articulados de forma interdisciplinar, coletiva e contínua. Segundo José Morán, no texto: “Mudando a Educação com metodologias ativas”, o bom uso dessas metodologias ativas propiciam um despertar individual e coletivo para o empoderamento, para a adoção de comportamentos e atitudes que possibilitam os estudantes serem protagonistas de suas próprias vidas, resolvendo seus problemas de forma criativa e inovadora e impactando positivamente na realidade à sua volta.
APP Darwin´s Game
Os estudantes da unidade escolar desenvolveram aplicativo na área de biologia intitulado: Darwin’s Game: App sobre a teoria da evolução, desenvolvido pelos estudantes: Theoangelo Miguel da Cruz Pacolla,Victória dos Santos Torres, Thiago Gonçalves de Almeida (Orientador), Analice Silva da Cruz (Coorientador).
Não é novidade alguma a grande falta de conhecimento da população em geral quanto à teoria da evolução, algo que pode ser notado facilmente na insistente aparição de afirmações errôneas como “O homem veio do macaco”.
A teoria da evolução é de fato uma das mais importantes pesquisas realizadas dentre as ciências biológicas, e é inegável a grande necessidade do aprendizado desse tema, uma vez que mesmo a lei do uso e desuso acaba sendo relevante no dia a dia. Visualizando essa falha na educação, pensando principalmente no cenário brasileiro, elabora-se a criação de um jogo lúdico com o tema da teoria da evolução, mais especificamente, sobre o neodarwinismo.
Com o aplicativo virtual, busca-se prender a atenção de estudantes, ou mesmo os que já completaram (ou não puderam completar) seus estudos em direção à uma forma interativa do ensino dessa matéria de tamanha importância. O jogo terá como função criar uma forma intuitiva do ensino do tema, não só para os estudantes, como para os professores, tentando, mesmo que criando um vínculo do estudante com a máquina, manter a presença do professor para o ensino direto.
Preservação do Córrego Lageado
Outro projeto trabalhado por intermédio de estudo interdisciplinar, na sub-área de Ecologia, foi a preservação do Córrego Lageado, através dos estudantes: Bruno Fernandes Guimarães Silva, Julia Gonçalves dos Santos Pereira, Vanessa Oliveira de Jesus (Orientador), Regiane de Souza Fernandes (Coorientador)
O presente estudo tem como intuito ampliar os conhecimentos pertinentes a qualidade do córrego Lajeado, investigando este para que sensibilize a população na preservação ambiental desse recurso. Sabe-se que os seres humanos não sobrevivem sem água, então até que haja uma tecnologia que crie a água, precisamos preservá-la e assim, cuidar do ambiente em que vivemos, mantendo-o salubre.
Para isso, foram realizados trabalhos de campo, de maneira a ser avaliado o curso de água estabelecido. Após isso, as propriedades e potabilidade da água precisavam ser analisadas e comparadas, de forma a ser utilizada a interdisciplinaridade de algumas matérias das ciências da natureza, em especial a biologia, física e química, através das análises realizadas pelos parâmetros definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e a realização de uma cultura bacteriana para observação do crescimento bacteriano.
A área de exatas também pode ser identificada, visto que posteriormente, foi produzida uma tabela relacionando esta pesquisa com os dados obtidos das análises feitas. A educação ambiental é um importante passo na humanidade, uma vez que seu processo resulta em indivíduos preocupados com o ambiente em sua volta, procurando sempre soluções para a situação-problema nos âmbitos ambientais e dependendo das circunstâncias, globais. Diante de todos esses fatos, espera-se a sensibilização e conscientização da população, bem como ações dos órgãos responsáveis pela conservação do córrego, beneficiando a todas as formas de vida, diretamente ou indiretamente.