O mês de fevereiro foi voltado para a formação dos profissionais da Rede Estadual de Ensino (REE) e também englobou os profissionais que atuam nas escolas da REE com o apoio psicológico aos estudantes. Os encontros, sempre realizados virtualmente, ocorreram entre os dias 22 e 26/02 e focaram no atendimento às escolas que ofertam o Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA).
“Como parte integrante do acompanhamento e orientação do trabalho realizado pelo profissional de psicologia, a Coordenadoria de Psicologia Educacional [Coped], vinculada à Superintendência de Políticas Educacionais da SED, realizou a primeira jornada formativa do ano de 2021 junto aos psicólogos escolares e educacionais que se encontram nas escolas da REE que ofertam o projeto”, disse a gestora da Coped, Paola Lopes.
Realizado em diversas etapas, o evento ocorreu na modalidade online, por meio da plataforma Google Meet e contou com a participarão de mais de 50 psicólogos escolares e educacionais atuantes nas escolas que ofertam o projeto AJA-MS e professores de universidades públicas de renome nacional que tratam do tema, como o Prof. Dr. Herculano Ricardo Campos (UFRN), Prof. Dra Sônia da Cunha Urt (UFMS) e Prof. Dra Marilda Gonçalves Dias Facci (UEM).
Ofertada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia (GEPPE/UFMS), a formação teve o objetivo de oferecer contribuições à construção de perspectivas teórico-práticas para a atuação desse profissional, de tal maneira que se constituam em elementos norteadores fundamentais do trabalho desenvolvido na escola.
Sobre o AJA
O Projeto Pedagógico de Curso Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul / AJA-MS oferta aos adolescentes e jovens estudantes, de 15 a 17 anos, com distorção de idade/ano, o retorno ao sistema educacional e a complementação dos seus estudos a fim de proporcionar-lhes uma proposta pedagógica diversificada que dê continuidade a seu desenvolvimento intelectual e científico para constituir-se socialmente. Para tanto, conta com uma equipe multidisciplinar composta por um pedagogo assessor de projeto, um coordenador pedagógico e um psicólogo escolar e educacional.