A matéria produzida pelo Canal Futura, no programa Conexão, intitulado “Por que 2020 não está perdido?”, de 26 minutos, foi ao ar no dia 06 de outubro passado.
Campo Grande (MS) – Após matéria veiculada, em abril do ano passado, no portal da Secretaria de Estado de Educação (SED), mostrando as atividades remotas, após decreto estadual que suspendeu as aulas presenciais devido a pandemia do COVID-19, onde as 347 escolas da Rede Estadual, nos 79 municípios, adotaram atividades pedagógicas complementares com estudantes em casa, despertou interesse do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, em produzir material pertinente ao assunto.
A matéria produzida pelo Canal Futura, no programa Conexão, intitulado “Por que 2020 não está perdido?”, de 26 minutos, foi ao ar no dia 06 de outubro passado, com enfoque na pandemia que provocou fechamento de escolas e apresentou inúmeros desafios para a educação brasileira. No entanto, trouxe também reflexões, muito trabalho coletivo e aprendizados. Hoje é um dos mais acessados no portal do Canal Futura.
Podcast Interdisciplinar e Prova Chat
Um dos exemplos criativos foi a utilização da ferramenta intitulada “Podcast Interdisciplinar” da Escola Estadual Rural Pólo Francisco Cândido de Rezende, no distrito de Anhanduí, em Campo Grande, que no ano passado atendeu 88 estudantes do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Conectando Saberes nos ensinos fundamental e médio.
Um dos responsáveis pela solução criativa foi o professor Francisco Evandro Silva de Santanna, de 63 anos, formado em Geografia e tecnólogo em Meteorologia, que diante das adversidades, buscou adaptar-se para propagar o conhecimento.
“Inicialmente passei as atividades como em sala de aula, depois para salas invertidas, passando o texto e os estudantes propondo as questões e releituras, optamos pela Prova Chat, onde determinado dia o aluno era chamado via WhatsApp”.
No intuito de obter maior assimilação de conteúdo, foi utilizada a ferramenta digital Podcast, “é um arquivo digital de áudio transmitido, através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. … Diferente dos feeds de texto, os podcasts são feeds de áudio, ou seja, textos para ouvir. O podcast interdisciplinar, é realizado, em forma conjunta com outra profissional, exemplo: tema Petróleo, professora de química entra com conteúdo e eu sobre a formação geológica “, lembrou professor.
Na época, as então estudantes do 3º ano do ensino médio, Izabella Menezes e Samara Romano aprovaram a forma criativa de transmissão de conhecimento “com podcast interdisciplinar tivemos percepção mais rápida do conteúdo e facilidade em assimilar os conteúdos passados, agradecer ao professor Santanna e professora Carol, pela iniciativa, está sendo de extremamente importante“, mencionou Samara Romano.
“Eu e a professora Carol ficamos felizes pelo reconhecimento nacional da nossa iniciativa do podcast, na verdade este reconhecimento é resultado do apoio dado pela SED, através de nossa direção e coordenação, enfim o reconhecimento é trabalho de todos em prol de uma educação voltada para ética e cidadania”, finaliza professor Santanna.
Acesso ao link do programa Conexões do Canal Futura, veiculado no dia 06 de outubro. Apresentação: Ana Carolina Malvão. Entrevistados: João Paulo Cêpa, consultor educacional da Fundação Lemann; João Alegria, gerente do LED/ FRM: https://canaisglobo.globo.com/assistir/futura/conexao/v/8913042/