Governo MS Transparência FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Webmail
    • Plano Estadual
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

Rede Estadual tem participação histórica na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo

  • 26 mar 2019
  • Categorias:Febrace 2019
  • Compartilhar:

Durante a Febrace, foram apresentados mais de 300 projetos feitos por estudantes das escolas públicas e particulares de todo o país.

Campo Grande (MS) – Estudantes de três escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul voltaram de São Paulo (SP) com a bagagem recheada de recordações e muitas experiências, neste final de março. Sediada na capital paulista, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) reuniu, entre os dias 19 e 21 de março, estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País.

A Feira, apresentada pela organização como um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realiza todos os anos – na Universidade de São Paulo (USP) – uma grande mostra de projetos e, neste ano, contou com estudantes de três escolas da REE de MS: EE Teotônio Vilela e EE Amélio de Carvalho Baís, de Campo Grande, e EE Presidente Médici, de Naviraí.

Larissa Daiane (dir.), ao lado da professora Smenia Aparecida, destacou a possibilidade de intercâmbio que a Feira ofereceu.

Presente na edição 2019 da Feira, Larissa Daiane Ojeda, ex-estudante da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, teve o projeto selecionado quando finalizava o Ensino Médio e representou a unidade este ano. “Meu sonho sempre foi ter o nome publicado junto a um projeto científico e a participação na Febrace, neste ano, me possibilitou conhecer pessoas de outros estados e conhecer a USP que é tão almejada por todos os alunos”, declarou a jovem.

Desde 2003, o evento é responsável por “descobrir” novos talentos e também por gerar oportunidades para estudantes e professores. Juntos, ao lado das equipes escolares, eles mostram à sociedade a importância do aprendizado e também da iniciativa.

Estudante da EE Teotônio Vilela, de Campo Grande, esteve entre as premiadas na 17ª Edição da Febrace, em SP.

A estudante Thailenny Dantas Rezende, da Escola Estadual Teotônio Vilela, foi uma das grandes premiadas durante a Feira. A jovem ficou com o primeiro lugar no campo das Ciências Biológicas e recebeu o prêmio de Mérito Acadêmico de Ciências Moleculares. “Participar dessas feiras é algo incrível. A pesquisa foi um divisor de águas para mim e pretendo seguir carreira na mesma área do projeto. Além das conquistas, essas mostras científicas ainda proporcionam a troca de conhecimentos e de experiências entre diversas pessoas, possibilitando uma maturidade em relação ao estudo”, destacou.

Orientador do projeto, o professor Vagner Cleber de Almeida deu ênfase ao protagonismo juvenil, um dos focos do trabalho desempenhado pela SED desde 2015. “A iniciação científica permite que os estudantes se tornem protagonistas, passem a desenvolver uma visão crítica em relação a sua formação e posição na sociedade. A orientação de projetos permite que o vínculo entre professor e aluno se torne mais efetivo e o envolvimento dos discentes com a pesquisa tem impacto direto no processo de ensino-aprendizagem”, disse o professor.

Professor indicado para prêmio de destaque, Vagner Cléber destacou a importância do fomento à pesquisa.

Entre os personagens da Feira, Vagner Cleber também foi indicado ao prêmio Professor Destaque, como uma forma de reconhecimento pelos esforços na orientação e acompanhamento dos estudantes durante as pesquisas.

“A participação no prêmio Professor Destaque foi uma oportunidade única de compartilhar minhas experiências em projetos com centenas de professores, de aprender inúmeros métodos de orientação de projetos e de entender que por mais dificuldades que existam em uma escola é possível inserir nossos estudantes na pesquisa científica”, destacou Vagner.

Últimas Notícias

  • Inscrições para cadastro de professores atuarem no Bioparque Pantanal encerram dia 03 de fevereiro
  • Estudantes da EE Jonas Belarmino da Silva são selecionadas para Programa Futuras Cientistas  
  • SED divulga relação nominal do cadastro de professor temporário de Educação Profissional
  • Com 205 dias para o ano escolar, SED divulga calendário para ano letivo de 2023
  • Governo garante 486 mil uniformes e 193 mil kits escolares para a volta às aulas
  • Secretaria de Educação publica remanejamento de vagas em concurso para professor
  • Aprovados em concurso administrativo da SED são convocados para inspeção médica e posse
  • Curso de Formação do Programa de Enriquecimento Instrumental é realizado na EE Coração de Maria
  • Etapa de efetivação de matrículas termina nesta sexta-feira
  • Projeto FINAN da EE Coração de Maria está na fase semifinal do Desafio Liga Jovem
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº - Bloco V
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.