Centro foi criado em dezembro de 2002 e desde então se tornou referência para todo o País com a oferta do curso de libras na modalidade EaD.
O Centro de Capacitação de Professores e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (Copesp), comemorou 18 anos de existência na última quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2020. Criado por meio do Decreto nº 11.027, de 2002, o Centro tem como principal objetivo “desenvolver a políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino”.

Equipe responsável pelo Centro aproveitou a data para comemorar, de forma simbólica, os 18 anos de existência do CAS.
Regulamentado pelas Resoluções SED n. 2.508, de 29 de dezembro de 2011 e 3.330, de 21 de novembro de 2017, o CAS se destaca por ser referência nacional na ofertar do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sainais) na modalidade à distância, além de realizar continuamente formação para os profissionais que atuam com estudantes surdos na Rede Estadual de Ensino (REE/MS), garantindo a promoção da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento às necessidades educacionais específicas desses estudantes.
Vale ressaltar que, no ano de 2020, em decorrência da pandemia ocasionada pela Covid-19, os Tradutores Intérpretes de Libras que atuam no centro ganharam ainda mais visibilidade e importância, pois participaram ativamente das traduções e interpretações de diversas “lives” do Governo do Estado, possibilitando à pessoa surda o acesso à informação e à comunicação.
“As conquistas são frutos de esforços envidados ao longo desses 18 anos, pelos diversos profissionais que por lá passaram, assim como pelos diferentes gestores que conduziram essa política pública com uma visão abrangente, possibilitando o fortalecimento do projeto pedagógico desenvolvido pelo CAS em MS, como uma política educacional de Estado”, destacou a coordenadora de Políticas para Educação Especial, professora Adriana Buytendorp.

De máscaras, membros do Centro fizeram um rápido registro do momento, no última quinta-feira (17.12).
Para a equipe responsável pelo trabalho neste ano, a caminhada deve continuar. Entre os objetivos do CAS está a missão de levar à pessoa surda o contato com a cultura e que – assim – seja participativa em todos os espaços sociais. Além disso, o Centro também trabalha para que a Libras, garantida pela Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, seja reconhecida por sua importância e utilização como a segunda língua oficial brasileira.
Saiba mais
Localizado no jardim Bela Vista, em Campo Grande, o CAS possui um trabalho amplo e com materiais disponíveis para todos por meio do blog oficial do Centro. Acesse o endereço virtual: http://cassedms.blogspot.com/ e saiba mais a respeito.