O vice-presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, Carlos Wagner Costa Araújo, conheceu o projeto Quantum LAB – Laboratório de Educação, Desenvolvimento e Popularização em CT&I.
A Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em Dourados, recebeu, na última quarta-feira (13), o membro do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e vice-presidente da ABCMC (Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências), Carlos Wagner Costa Araújo, conhecer o projeto Quantum LAB – Laboratório de Educação, Desenvolvimento e Popularização em CT&I, desenvolvido por professores e estudantes da unidade.
Durante a visita foram demonstradas algumas experiências realizadas no laboratório e como a estrutura, que conta com ferramentas de fabricação digital como impressoras 3D, dispositivos IOT, gravação e corte a laser, arte e ciência tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem de forma prática e significativa.
A iniciativa busca aproximar os jovens do conhecimento científico, incentivando a curiosidade, o pensamento crítico e o interesse pela carreira acadêmica, além de promover formações pedagógicas para professores e produção de materiais pedagógicos.
O representante do MCTI elogiou o engajamento da comunidade escolar e destacou a importância de iniciativas como essa para a construção de uma educação pública mais equitativa e inovadora.
Quantum-LAB
O projeto do laboratório educacional teve início em 2018, a partir de parcerias locais entre professores da unidade e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e, desde então, vem se consolidando como uma referência em laboratório educacional na região.
A diretora adjunta da escola Karla Granja, agradeceu a visita e destacou que esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo da equipe pedagógica, “a presença nos orgulha muito e nos motiva a continuar investindo no laboratório e em práticas pedagógicas que valorizem a experimentação, o pensamento crítico e a pesquisa científica como ferramentas de aprendizagem”
A escola espera que a visita abra portas para novas parcerias e investimentos, fortalecendo cada vez mais o projeto para ampliação do seu alcance a outros estudantes e professores da rede pública de ensino básico e superior.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.