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Secretaria de Educação empossa membros do Comitê Gestor do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • 02 set 2016
  • Categorias:Geral
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Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) empossou, nesta quinta-feira (2) os membros do Comitê Gestor do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Representando a SED estão Helio Queiroz Daher, como coordenador Estadual e Fabiana Aparecida Cáceres Borges como suplente; da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Regina Aparecida Marques de Souza, titular, e Ana Lucia Espindola, suplente; da União dos Conselhos Municipais de Educação, Ieda Maria Marran como titular e Elisabetha Gricelda Klein como suplente.

Sobre o PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pnaic, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; e a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

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