Campo Grande (MS) – a Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Detran, desenvolve o Programa Brasil Alfabetizado Detran/Rotativo, como o objetivo de promover a inclusão social e educacional de condutores, candidatos a primeira habilitação e ou renovação da carteira, que apresentam dificuldades na leitura e escrita.
Durante o ano de 2015, os estudantes desenvolveram o projeto “Leviver de Jovens e Adultos: entre Poesias e Músicas”, que proporcionou a descoberta de novos saberes por meio de artistas sul-mato-grossenses, como o escritor Manoel de Barros e o cantor Almir Sater.
Os principais objetivos deste projeto são: despertar o interesse pela leitura; interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento; possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura, buscando efetivar o processo da leitura e da escrita; estimular o desejo de busca por novas leituras; e possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.
No encerramento das atividades, os estudantes realizaram diversas apresentações de poesias e músicas dos artistas estudados e foram prestigiados por familiares e visitantes durante a exposição das atividades. Todos os candidatos a condutores realizaram os exames no Detran e foram aprovados, iniciando, assim, novas realizações e conquistas.