Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (26.2) a Resolução n. 3.429, sobre a organização curricular e o regime escolar do ensino fundamental e ensino médio nas escolas do campo da Rede Estadual de Ensino, como política pública de inclusão das comunidades camponesas do Estado de Mato Grosso do Sul.
A Escola do Campo é aquela situada em área rural, conforme definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou aquela situada em área urbana, desde que atenda, predominantemente, a populações do campo e trabalhe os interesses, a política, a cultura e a economia dos diversos grupos de trabalhadores do campo, nas suas diversas formas de trabalho e organização.
A Educação Básica do Campo atende à demanda das comunidades camponesas no ensino fundamental e ensino médio, proporcionando a formação de cidadãos críticos, que possam prosseguir os estudos em nível superior, com habilidades e competências que lhes proporcionem ampliar e desenvolver a capacidade de intervenção e transformação da sociedade.
Em Mato Grosso do Sul, a Rede Estadual de Ensino conta com 32 escolas do campo, em 11 municípios; e 12 extensões identificadas como educação do campo, em 5 municípios.